O produtor Domingos Casagrande foi surpreendido ao colher uma pitaya “gigante” em Jacinto Machado, no Sul de Santa Catarina. A fruta colhida pesa 2,365 quilos, sendo que o peso médio normalmente varia de 300 a 500 gramas.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Residente da comunidade de Sanga da Curva, Domingos cultiva pitaya há cinco anos em uma área de pouco mais de um hectare. Segundo o produtor, entre as mudas plantadas, essa se destacou desde o início.

Menina de 8 anos comemora fim da radioterapia vestida de princesa em SC

— Percebemos que algo era único nela. No ano passado, ela já apresentou frutos maiores do que o normal e este ano não foi diferente. Todos os frutos que produziu eram consideravelmente maiores, e a florada que deu origem a essa fruta específica apenas segurou um único fruto, mas que se desenvolveu de maneira extraordinária — disse o produtor.

Continua depois da publicidade

Cuidados com a planta

O processo consiste na semeadura das sementes da pitaya em um balde. Na sequência, as mudas que crescem vão para a lavoura, onde são cuidadas pelo produtor e a família.

Depois de duas semanas, já é possível observar o tamanho da fruta. No caso da pitaya gigante, foi necessário reforçar a haste onde o fruto cresceu para garantir que a planta aguentaria o peso incomum.

— No fundo, eu não esperava que ela alcançasse um peso tão extraordinário. Foi uma surpresa quando a coloquei na balança — afirmou Domingos.

Veja fotos da pitaya gigante

Continua depois da publicidade

Leia mais

Papa concede título de Basílica Menor a santuário de SC pela primeira vez

Conheça a curiosa história da capela submersa em SC

Destaques do NSC Total