A queda das temperaturas trouxe mais tainhas a Santa Catarina. Na modalidade de arrasto, pescadores vêm registrando lanços com milhares de peixes nos últimos dias. O maior até agora foi na Praia da Pinheira, em Palhoça, com 5.840 tainhas.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A praia em Palhoça é um dos destaques da safra até agora, junto com Garopaba, Bombinhas, Balneário Camboriú e Florianópolis.

— A safra de beira de praia tem sido muito boa, agora no início. Infelizmente não são todas as praias que capturaram tainha, mas devido a esse início muito bom, acreditamos que aquelas que ainda não capturaram, logo logo vão ter sua rede cheia — avalia Carlos Bernardo, pescador e administrador do perfil Pesca da Tainha no Instagram.

Em Florianópolis, o Pântano do Sul é até agora líder absoluto no “tainhômetro”, ferramenta da prefeitura que contabiliza semanalmente a quantidade de pescado. Foram mais de 12 mil peixes capturados até a atualização da última sexta-feira (17) na praia do Sul da Ilha.

Continua depois da publicidade

A Prainha da Barra da Lagoa e a Barra da Lagoa fecham o pódio. Em quarto lugar, a Lagoinha do Norte também vem fazendo bons lanços. Na última segunda (20), pescadores capturaram um lanço com mais de 2 mil tainhas.

Veja fotos da pesca de arrasto


Pesca anilhada

Na última quarta (15), a prefeitura liberou a pesca de emalhe anilhado, que também é artesanal, mas feita em barcos. Nessa modalidade, as maiores capturas têm sido no Sul do Estado. Isso anima pescadores porque é um indício de que as tainhas estão se dirigindo no sentido Norte.

— No dia 19 tivemos um fato icônico na Barra da Lagoa. Uma embarcação teve que rebocar outra carregada de tainha que teve problemas mecânicos. Toda a comunidade ajudou a puxar essa embarcação para dentro do canal da Barra da Lagoa — narra Eduardo.

Continua depois da publicidade

Presidente do Sindicato dos Pescadores (Sindpesca), Gilberto Fernandes diz que é provável que a modalidade atinja a cota máxima de 586 toneladas, estipulada pelo governo federal, ainda em junho.

— Pela quantidade de peixe que nós estamos arrematando, pode ter certeza que chega o 15 de junho e acaba a pesca, porque a cota vai estourar. É muito peixe — diz ele, que considera a cota baixa.

Safra da Tainha

safra da tainha 2024 começou no dia 1º de maio para a pesca artesanal. Para a pesca artesanal anilhada, o período começou na última quarta-feira (15).

Continua depois da publicidade

Cotas

  • Emalhe anilhado – 586 toneladas
  • Cerco/Traineira – 480 toneladas (50 toneladas por embarcação)

Períodos

  • Emalhe costeiro superfície até 10 AB – 15 de maio a 15 de outubro
  • Emalhe costeiro superfície acima 10 AB – 15 de maio a 31 de julho
  • Desembarcada ou não motorizada – 1° de maio a 31 de dezembro
  • Emalhe anilhado – 15 de maio a 31 de julho
  • Cerco/traineira – 1° de junho a 31 de julho.

Leia também

Empresa de SC ajuda a lançar painel capaz de prever enchentes e medir nível de rios no RS

FOTOS: Serra de SC amanhece com temperaturas “congelantes” e termômetros abaixo de zero