Os funcionários da ONG Cidepasc, que administra o Casep de Itajaí, fizeram uma manifestação em frente a unidade nesta terça-feira para protestar pela falta de pagamento de salários desde março deste ano.
Continua depois da publicidade
No fim da tarde, o diretor do Dease, Roberto Lajus, e o secretário adjunto de Estado da Justiça e Cidadania, Leandro Lima, estiveram no local e informaram aos trabalhadores que o pagamento havia sido realizado. Eles só deixaram o local após confirmar que o depósito havia sido feito.
Lajus justifica que o Estado não estava repassando recursos para a ONG, porque a instituição estava com a certidão de débito negativa, o que impede os pagamentos.
– A ONG deve INSS, FGTS e para a Casan – informa.
O pagamento foi possível, segundo Lajus, porque os funcionários da Secretaria de Estado da Fazenda encontraram uma prerrogativa na lei que permitiu o repasse.
Continua depois da publicidade
– Agora, a ONG é obrigada a quitar os débitos e prestar contas ao Estado – explica.
Lajus também informou que o contrato com a Cidepasc foi rompido. Esta terça-feira foi o último dia da ONG na administração do Casep. A partir desta quarta, a unidade vai contar apenas com um vigilante do Estado.
Conforme Lajus, nesta quarta-feira um engenheiro da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania vai visitar o Casep para fazer um memorial descritivo de todos os reparos necessários no prédio e, posteriormente, orçar o custo da obra.
– A secretária da Justiça e Cidadania, Ada de Luca, quer que a obra seja conduzida diretamente pela pasta, sem intermédio da SDR, para que assim a reforma ande mais rápido. Mas primeiro ela quer ver a relação de tudo que precisa ser feito – informa.