nsc
an

publicidade

Nova temporada

Futebol amador: como ficam os campeonatos de Joinville em 2020

Com acessos e rebaixamentos, quais times vão disputar as três divisões e a Copa Norte

03/12/2019 - 11h37 - Atualizada em: 03/12/2019 - 11h38

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Times que vão disputar a Primeirona em 2020
Times que vão disputar a Primeirona em 2020
(Foto: )

Com as três divisões do futebol amador encerradas em Joinville, já é possível saber como ficarão a Primeirona, Segundona e Terceirona em 2020, assim como os participantes joinvilenses da Copa Norte, competição que reúne ainda times de Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul.

Os conselhos técnicos das competições de 2020 acontecerão apenas no próximo ano, mas a formatação dos clubes em cada divisão já está definida, a não ser que alguma equipe desista de disputar o campeonato.

Na temporada 2019, os campeões foram Tamandaré (Primeirona), Aviação (Segundona) e Atlanta (Terceirona). Além disso, o Pirabeiraba conquistou a Copa Norte, realizada pela Liga Joinvilense de Futebol (LJF).

Primeirona com participantes definidos

A Primeirona teve o Tamandaré (Jarivatuba) campeão na final contra o Juventus (Iririú) neste ano. Em 2020, os dois times terão a companhia dos clubes que já disputaram a competição em 2019: América, Pirabeiraba, Paraíba (Jardim Iririú), Morro do Amaral (Paranaguamirim), Itinga e ACM/Estacaville (Iririú). Juntam-se ainda o campeão e vice da Segundona: Aviação (Vila Cubatão) e Estrela do Sul (Aventureiro).

Com isso, a principal competição do futebol amador terá quatro representantes da zona Leste (Juventus, Paraíba, ACM/Estacaville e Estrela do Sul), três da zona Sul (Tamandaré, Morro do Amaral e Itinga), dois do Norte (Pirabeiraba e Aviação) e um da região central (América). A única região sem representantes será a zona Oeste.

Dez times vão participar da Segundona em 2020
Dez times vão participar da Segundona em 2020
(Foto: )

Segundona terá dez clubes

A Segundona deste ano teve oito clubes, mas o número de participantes deve aumentar para a próxima temporada. Além dos dois clubes que caíram da Primeirona, também vão entrar os seis times que se mantiveram e outros dois que conseguiram o acesso vindos da Terceirona.

Fluminense (Itaum) e Santos Dumont (Jardim Iririú) vão tentar voltar para a primeira divisão após serem rebaixados na última edição. Já Estrela da Praia (Boa Vista), 7 de Setembro (Araquari), União do Oeste (Vila Cubatão), Sercos (Costa e Silva), Caxias (Bucarein) e Preto 100 Preconceito (Nova Brasília) vão precisar melhor o desempenho se quiserem subir.

Fechando a lista de participações, a Segundona ainda vai contar com o Atlanta (Santa Catarina), campeão da Terceirona, e o União Timbé (Aventureiro), que terminou na segunda colocação.

Assim como na primeira divisão, a zona Leste é a que mais terá integrantes, com Santos Dumont, Estrela da Praia e União Timbé. A zona Sul terá dois (Fluminense e Atlanta), assim como a região Norte (União do Oeste e Sercos). A região central (Caxias) e Oeste (Preto 100 Preconceito) terão um time. O 7 de Setembro será o único clube de fora de Joinville, representando Araquari.

Oito equipes podem participar da Terceirona em 2020
Oito equipes podem participar da Terceirona em 2020
(Foto: )

Terceirona ainda em aberto

A Terceirona terá apenas os oito times que permaneceram neste ano e outros novos participantes que, eventualmente, queiram se inscrevem na competição de 2020. Não houve rebaixamentos da Segundona em 2019.

Os times remanescentes são Serbi (Itinga), Atlético Pirabeiraba, Navegantes (Balneário Barra do Sul), Aventureiro, Real União (Vila Cubatão), Palmeirinha (Aventureiro), Insanos (Boa Vista) e Marítimo (Jardim Sofia).

Caso sejam apenas estes os times participantes, a Terceirona terá três clubes da zona Norte (Atlético Pirabeiraba, Real União e Marítimo) e três da zona Leste (Aventureiro, Palmeirinha e Insanos). Além disso, haverá um representante da região Sul (Serbi) e outro do município de Balneário Barra do Sul (Navegantes).

Quatro times joinvilenses estão garantidos na Copa Norte
Quatro times joinvilenses estão garantidos na Copa Norte
(Foto: )

Copa Norte com quatro joinvilenses

A Copa Norte será organizada pela Liga Jaraguaense de Futebol em 2020. Segundo a Liga Joinvilense, organizadora da última edição, serão quatro times de Joinville, dois de São Francisco do Sul e outros dois de Jaraguá do Sul na próxima edição.

Seguindo a classificação final da Primeirona, os times joinvilenses participantes da Copa Norte seriam Tamandaré, Juventus, América e Morro do Amaral. No entanto, o Juventus está suspenso da competição por dois anos por ter desistindo de jogar neste ano. Com isso, a vaga passará para o Pirabeiraba, atual campeão da Copa.

A reunião que vai definir os participantes e a fórmula de disputa ainda será marcada pela Liga Jaraguaense. O conselho deve acontecer na última semana de janeiro.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Esportes

publicidade

Colunistas

    publicidade

    publicidade

    publicidade