nsc

Memória

Futebol catarinense está de luto pela morte de Lauro Búrigo

Campeão estadual nove vezes, o "Velho Bruxo" recebeu homenagens 

25/07/2019 - 10h31 - Atualizada em: 25/07/2019 - 11h29

Compartilhe

Por Redação CBN Diário
Lauro Búrigo na Ressacada em 1994, quando o Avaí garantiu acesso de volta à elite do futebol de SC
Lauro Búrigo na Ressacada em 1994, quando o Avaí garantiu acesso de volta à elite do futebol de SC
(Foto: )

Clubes de Santa Catarina lembraram da história e prestaram solidariedade a familiares e amigos de Lauro José Búrigo, que morreu nesta quarta-feira (24), aos 83 anos. Com passagem por 17 clubes em sua carreira como técnico, o "Bruxo" também foi, durante muitos anos, comentarista da CBN Diário, com participação no Debate Diário, e colunista do jornal Hora de Santa Catarina. A Federação Catarinense de Futebol (FCF) decretou luto e que todas as partidas de futebol profissional disputadas até o domingo em Santa Catarina será respeitado um minuto de silêncio antes do início.

O Figueirense, em seu site oficial, divulgou uma nota que lembra que Búrigo teve 11 passagens pelo Estreito. Foram, ao todo, 373 jogos, com 165 vitórias. No clássico de Florianópolis, comandou o Alvinegro em 41 oportunidades. Pelo clube, foi campeão catarinense em 1974.

Já pelo Avaí, Búrigo foi campeão em 1994, quando o time estava na segunda divisão do futebol catarinense. Em nota oficial, o Leão lembrou da figura icônica e folclórica de uma apaixonado pelo futebol. Como técnico, foi o que participou de mais clássicos na Capital: 50 jogos ao todo.

O "Bruxo" nasceu em Cocal do Sul, no Sul de Santa Catarina, e começou a carreira de técnico no Comerciário, que deu origem ao Criciúma. O Tigre decretou luto de três dias, com a bandeira do clube em meio mastro durante o período. O Criciúma lembrou que ele foi diretor de futebol na conquista do Campeonato Catarinense de 1998 e técnico em mais de 100 jogos do time carvoeiro em 1979 e 1983.

O Joinville também manifestou pesar. Lauro Búrigo foi treinador do JEC em duas ocasiões, em 1983 e 1992. Antes da criação do clube, dirigiu outro time da cidade do Norte de Santa Catarina, o América, entre 1971 e 1972. O Inter de Lages também postou sua homenagem. O Velho Bruxo passou pelo clube serrano em 1976.

A Federação Catarinense de Futebol (FCF) anunciou, através de seu portal na internet, que será respeitado um minuto de silêncio em memória de Lauro Búrigo antes de todas as partidas realizadas em Santa Catarina até o próximo fim de semana.

O ex-técnico estava internado na UTI do Hospital Baía Sul, em Florianópolis, e não resistiu a uma parada cardiorrespiratória. Deixou quatro filhos e netos. O velório ocorre na Capela Mortuária do Cemitério do Itacorubi, e o enterro será às 16h30min desta quinta-feira (25).

Leia mais notícias do esporte em Santa Catarina.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Esportes

Colunistas