Você sente saudade de alguma coisa em Blumenau? Tem vontade de voltar a tomar banho no rio Itajaí-Açu? Ou sente falta de bater um papo com o Horácio tomando um chope? Em homenagem a esse sentimento melancólico e que vira e mexe volta à tona em tempos modernos, a Comissão de Provas da Gincana Cidade de Blumenau elaborou uma tarefa para recordar o que deixou saudades em Blumenau.

Continua depois da publicidade

Cada uma das 13 equipes que participam da edição deste ano – a 22ª – teve que fazer um vídeo de 2min40seg sobre o tema escolhido. Foram dois meses de produção e no último domingo os 13 vídeos foram exibidos na sala de cinema do Norte Shopping. A intenção da comissão era, além de resgatar a história de Blumenau, lembrar dos personagens icônicos da cidade e também homenagear Adalberto Day, que sempre ajudou os gincaneiros a contar a história da região.

– Algumas equipes homenagearam pessoas e outras contaram histórias de lugares e ações que ficaram na memória dos blumenauenses. Foi um trabalho de muita pesquisa. As equipes produziram um material histórico muito bom que vai ser deixado para a cidade – comenta André Mrozkowski, coordenador da Comissão de Provas.

A equipe com a melhor pontuação na prova, a Coringas, fez um vídeo musical chamado Amigo Horário em homenagem ao jornalista, músico e humorista Horácio Braun. A música foi composta por Rodrigo Heidmann – integrante da equipe e da banda Laskera’s – e traz o que mais marcou a trajetória desta personalidade de Blumenau. Participaram do vídeo Ingo Penz, Cao Hering, as bandas The Zorden e Laskera’s e familiares de Braun.

– Ele foi um pai pra gente. Começamos a banda há 12 anos e o primeiro local que mostramos o trabalho para o público foi no Bistrô 69 (que era de propriedade de Horácio). Foi ele quem deu o nome a nossa banda. Na época que ele estava doente arrecadamos dinheiro para pagar o tratamento dele e quando fizemos um show no bistrô recebemos a notícia que ele havia falecido – relembra Heidmann.

Continua depois da publicidade

Personalidades como Heinz Geyer, Rodolfo Sestrem, Herbert Holetz também foram lembradas pelas equipes. O Estádio Aderbal Ramos da Silva, o Skol Rock, a Locomotiva e os cines Blumenau, Mogk e Bush entraram na lista da saudade. O cheiro da maçã e os banhos de rio na Prainha também foram retratados por meio de imagens do passado.

A segunda colocação ficou com a equipe Sherlock, que exibiu a produção As Parteiras – Anjo Branco que mostra o trabalho dessas mulheres na Maternidade Johannastif, onde fica atualmente a Casa do Comércio. A equipe Arromba levou o terceiro lugar com Heinz Geyer – Uma Ópera de Saudades em homenagem ao maestro. Uma banca formada por jurados das áreas Comercial, Audiovisual e da Cultura avaliou os trabalhos e anunciou a pontuação pela criatividade no roteiro, desenvolvimento do enredo e desempenho geral dos atores.

A próxima prova da Gincana Cidade de Blumenau ocorre dia 30 a partir das 10h30min no Norte Shopping. As equipes terão de reproduzir por meio da encenação dos integrantes uma obra de arte ou escultura por 30 minutos. O encerramento da 22º edição do evento será nos dias 6 e 7 de setembro no Setor 3 do Parque Vila Germânica.

Assita aos vídeos

1) Coringas 97 – Horácio Braun

2) Sherlock 77 – As parteiras de Blumenau

3) @Rromba – Heinz Geyer

4) Safari – Cheiro de maçã

5) Sonic – Cine Blumenau

6) Amigos do Barney – Cine Bush

7) Tribo dos Anjos – Rodolfo Sestrem

8) Capitão Caverna – Estádio Aderbal Ramos da Silva (Deba)

9) Lambda – Locomotiva

10) Amigos da Onça – Banho de rio na Prainha

11) Senha 73 – Cine Mogk

12) Ecossistema – Herbert Holetz

1

13) Mik Dundee – Skol Rock

Destaques do NSC Total