Quando compramos um carro, geralmente, olhamos primeiro o preço, que é quanto o nosso bolso pode bancar, o modelo, a cor e o que ele tem de bom. Também é feito um test-drive, de alguns míseros minutos. Mas quando se tem a oportunidade de andar cinco dias, meu amigo, todas as dúvidas são sanadas. E o novo Audi A3 Sedan 1.4 TFSI Flex passou com louvor em qualquer tipo de teste e virou o sonho de consumo deste repórter.

Continua depois da publicidade

Econômico, confortável, ágil, espaçoso e bonito são alguns dos adjetivos sobre o A3 vermelho que testamos. É um carro para o dia a dia, assim como os nossos nacionais, ou chinês, no meu caso, com um padrão bem acima da curva.

Duas versões e câmbio com troca de marchas suaves

Ele possui duas versões, ambas flex, a Attraction, por R$ 115.190,00, e a Ambiente, por R$ 124.190,00, disponíveis na Audi Center Florianópolis, que foi quem nos forneceu o veículo. O carro recebeu uma repaginada nos faróis, assim como na grade frontal, com todos os comandos de som no volante, que é pra lá de macio.

Continua depois da publicidade

O câmbio automático tem mudanças suaves e rápidas, em seis marchas, aumentando a economia no consumo na estrada, outro ponto forte no acompanhamento via computador de bordo digital do painel. No modo Sport, o carro responde ainda com mais agilidade, dando aquela sensação de corrida para quem dirige e inveja de quem ainda não tem um Audi.

Evento em São Paulo

No fim de março, a Audi apresentou à imprensa, em São Paulo, as novidades no A3 Sedan 2.0, que passou por mudanças no visual, e no SUV Q3, que ganhou a versão flex, ambas produzidas no Brasil. O Q3 ganhou o motor flex 1.4, com injeção direta de combustível, sem precisar do tanquinho de gasolina quando o etanol é colocado. São duas naves de padrão luxo, com preços chegando na casa dos R$ 180 mil, mas que compensam cada centavo pelo conforto e dirigibilidade, além dos inúmeros adicionais e itens de série.

Ficha Técnica

::: Motor: gasolina e etanol

::: Transmissão: Câmbio automático de seis velocidades à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle de tração.

Continua depois da publicidade

::: Aceleração 0 a 100 km/h: 8,8 segundos.

::: Velocidade máxima: 215 km/h.

::: Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás.

::: Tamanho: monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,46 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,41 m de altura e 2,64 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho.

::: Peso: 1,240 kg.

::: Porta-malas: 425 litros.

::: Tanque: 50 litros.

::: Itens de séries: ar-condicionado, direção eletromecânica, faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura e lavadores, lanternas de leds, sensor de estacionamento traseiro, bancos dianteiros com ajuste de altura, volante multifuncional e alavanca de câmbio revestidos em couro, vidros laterais e traseiro com isolamento térmico, trio elétrico, sistema start/stop, rádio MMI, computador de bordo, freio de estacionamento eletromecânico, rodas de alumínio de 17 polegadas, sensores de luz e chuva e shift paddles.

Confira as notícias da coluna Giro Motorizado