Se você tem um, certamente vai falar maravilhas sobre ele. E se ainda não tem, pode mudar de opinião rapidamente. Essa é a impressão que se tem quando dirige um Suzuki Jimny, um SUV capaz de enfrentar diferentes condições de estrada com muita valentia.
Continua depois da publicidade
Com DNA off-road, o Jimny também mostra versatilidade em trechos urbanos, sendo o veículo com tração nas quatro rodas de menor preço no mercado. Fabricado no Brasil, o Jimny conta com quatro versões: Jimny 4All, Jimny 4Sport, Jimny 4Work e Jimny 4Work Off-Road.
Na versão de entrada, o preço sugerido é R$ 65.990 e traz em sua configuração, além de botões que mudam a tração (4×2 ou 4×4), ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, rádio AM/FM, CD player com MP3, WMA, USB e Bluetooth.
Mas é nas estradas de chão esburacadas e com muito barro que o Jimny realmente se dá bem. Ali, o seu desempenho cresce e o condutor sente isso no volante. O moderno sistema 4×4, informa a montadora, permite até 15 combinações de marcha: 2WD para uso urbano com tração traseira, 4WD com tração nas quatro rodas e 4WD-L, que dobra o torque e permite enfrentar diversos obstáculos off-road com tração 4×4 com marcha reduzida.
Continua depois da publicidade
Testado em uma prova de rali nos arredores de Itajaí e de Brusque, com largada e chegada em Penha, no Beto Carrero World, pude sentir a força e robustez do pequeno SUV da Suzuki. Ele se mostrou bastante eficiente durante as manobras, segurando bem nos trechos com lama e não deixando o condutor perder o controle, graças à direção hidráulica progressiva é leve nas manobras e firme à medida que a velocidade aumenta.
No interior, o Jimny deixa um pouquinho a desejar, embora os bancos tragam diversas configurações, sendo os traseiros bipartidos e rebatíveis com cinco posições de inclinação. O entre-eixos tem apenas 2,25m, cerca de 20cm a menos que um compacto como o Renault Clio , por exemplo. O comprimento dele é de 3,64m, com largura de 1,60m. Para o tráfego dentro da cidade, ele vai muito bem, obrigado, se encaixando em qualquer vaga.
Só que essa escassez de espaço causa alguns problemas para quem dirige, pois os assentos dianteiros ficam muito próximos ao painel, o que causa um certo desconforto para pessoas de estatura elevada. De um modo geral, entretanto, o pequeno Jimny é muito agradável e transporta, com segurança e conforto, até quatro adultos.
Continua depois da publicidade
O veículo conta com um visual peculiar, com tomadas de ar no capô e molduras em cinza grafite nas caixas de roda e laterais, o que reforça o seu aspecto off-road. Além disso, tem rodas de liga leve aro 15, completando o design do único 4×4 compacto do mercado brasileiro.
Confira as notícias da coluna Giro Motorizado