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Que máquina!

Giro Motorizado: o elegante sedan da Audi

É alemão, mas o A4 está bem adaptado aos caminhos brasileiros

22/06/2017 - 05h08

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Por Redação NSC
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Costumamos dividir os carros em categorias, modelos e versões. E para falar de um Audi, temos que elevar os padrões. Não é novidade falarmos que é tudo bonito, gostoso de dirigir e encantador com suas funções. Andamos de A4 versão Ambiente por Florianópolis e Itajaí resultando em 300 km rodados somando percursos de BR e dentro da cidade.

O passeio foi suave e seguro em qualquer trajeto. Seu motor Turbo FSI de 190 cv aliado ao câmbio de sete velocidades S Tronic de dupla embreagem mostra forte desempenho quando precisa ser acionado. As "borboletas" atrás do volante ajudam muito em ultrapassagens e manobras que exigem velocidade. Ele faz de zero a 100 km/h em 7,3 segundos.

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Pela potência o motor deve ser um "beberrão", certo? Não! No caminho de volta de Itajaí, o computador de bordo calculou uma média de 15 km/l com velocidade média de 110 km/h. Já dentro da cidade ele marcou 10,4 km/l, o que se equipara com muitos carros 1.0 por aí.

O Audi A4 tem seu estilo com linhas acentuadas e marcantes que atravessam suas laterais inteiras ligando capô e porta-malas. É um sedan imponente, mas com porte conservador. Por fora tem detalhes diferentes como o mecanismo das maçanetas, faróis e lanternas em led exclusivos, teto solar, rodas de liga-leve 5 pontas vazadas e uma bela grade frontal.

Inovações Audi

A tecnologia se faz presente em tudo no novo A4, com sua navegação com sistema de controle de voz e o Virtual Cockpit, um painel de instrumentos totalmente digital, que mostra todas as informações importantes para quem está dirigindo, inclusive um detalhado GPS diretamente na altura dos olhos. Você tem alcance de muitos controles através do volante, incluindo mudar o visual do Cockpit.

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A interação do carro com o motorista é um dos fundamentos do Audi. E que tal regular totalmente seu banco com controles elétricos? O A4 tem sistemas de assistência e segurança de série e também pacotes opcionais. A suspensão e a direção filtram inconveniências como superfícies de estrada irregulares, mas passam ao motorista informações importantes, como o aumento das forças laterais e de tração.

Isto acontece por causa dos eixos com cinco braços reprojetados e na direção eletromecânica, que são leves e criam a base para a dirigibilidade dinâmica e o conforto de rodagem e ao mesmo tempo, reduzem o consumo de combustível. O motorista pode escolher entre cinco regulagens — Dynamic, Efficiency, Comfort Automatic e Individual — incluídas no sistema Audi Drive Select, que é equipamento de série.

Hoje a montadora disponibiliza o sedan em cinco versões: são quatro com esta mesma motorização e uma, topo de linha com motor mais forte de 252 cv que faz de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos.

Seu rival: o Jaguar XE

Também andamos com o Jaguar XE R-Sport, um belo sedan que atrai muitos olhares por onde passa, ao contrário do A4 que é mais comportado tanto no visual como em agressividade.

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Ao entrar e se posicionar no XE, nos deparamos com um detalhe interessante, a iluminação do botão Start/Stop fica pulsando como se fosse o batimento cardíaco do carro. Acelerando ele se impõe com sua explosão e o ronco do motor empolga. Definitivamente não se trata de um carro econômico em combustível, diferente da Audi que vem investindo nesse sentido.

Internamente é cheio de iluminação especial. Nos possibilita regular os bancos e volante eletricamente junto a toda tecnologia implantada. Arriscamos dizer que o Jaguar aguça nosso campo emocional e da adrenalina, enquanto o Audi A4 nos instiga pela praticidade e segurança.

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Comparativo:

Audi A4 Ambiente

Motor: 4 cil., 2.0, 16v turbo

Potência: 190 cv

Câmbio: Automatizado, dupla embreagem, 7 marchas

Comprimento: 4,72m

Preço: R$199.990

Jaguar XE R-Sport

Motor: 4 cil., 2.0, 16v turbo

Potência: 240 cv

Câmbio: Automático, 8 marchas

Comprimento: 4,67m

Preço: R$ 217.460

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