nsc
hora_de_sc

Televisão

Globo pede desculpas a Maju Coutinho por reportagem exibida no Fantástico

Reportagem do Fantástico deu espaço para Rodrigo Branco, que em março fez comentários racistas contra Maju

07/10/2020 - 07h58 - Atualizada em: 07/10/2020 - 08h15

Compartilhe

Folhapress
Por Folhapress
Maju Coutinho é jornalista e apresentadora do Jornal Hoje
Maju Coutinho é jornalista e apresentadora do Jornal Hoje
(Foto: )

O Fantástico pediu desculpas à jornalista Maria Júlia Coutinho, 42, por ter dado espaço em uma reportagem apresentada no domingo (4) ao empresário Rodrigo Branco. Famoso guia de turismo de celebridades em Orlando, Branco provocou polêmica em março deste ano ao fazer comentários que ele mesmo mais tarde classificaria de racistas contra Maju.

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Segundo a colunista Fábia Oliveira, do jornal O Dia, a participação do empresário em uma reportagem sobre turismo durante a pandemia não pegou bem dentro da produção do programa e no jornalismo da Globo e gerou o pedido de desculpas.

"O Fantástico lamenta não ter se dado conta de que era a mesma pessoa. E já se desculpou com Maria Júlia Coutinho", informou em nota a comunicação da Globo.

No programa, Branco foi apresentado como um brasileiro que mora há seis anos em Orlando e tem uma empresa especializada em receber celebridades na cidade. Foram exibidas fotos do guia ao lado de artistas como Xuxa e Ivete Sangalo. Ele também comentou que era triste ver a Disney com poucos visitantes.

Em março, durante uma live de Instagram com a influenciadora digital Ju de Paulla, Branco fez comentários sobre Maju e a médica Thelma, que viria a ser a campeã do Big Brother Brasil 20.

> Alerta de fofura: menina que se reconheceu na TV ao ver Maju encontra apresentadora; veja vídeo

Na ocasião, ele afirmou que a torcida por Thelma no reality existia apenas porque "ela é negra coitada". "É a mesma coisa que falo da Maju Coutinho. Ela é péssima, é horrível. Eu assisti hoje e ela fala tudo errado. Ela só está lá por causa da cor", disse. "Ela não tem uma carreira, ela nunca foi repórter de campo, ela fala tudo errado e eu como diretor de TV, vou te falar, ela lê o TP errado."

A repercussão das falas foi negativa, e momentos depois, o empresário se desculpou. "Falei um monte de merda. [sic] Não falei nada como eu penso, queria explicar o que queria falar. Queria falar uma coisa e falei totalmente outra coisa, fui totalmente racista", disse. "Recebi ligações de amigos meus, principalmente. Por isso é bom ter amigos. [...] Eu sei escutar".

> Glória Maria reclama do "politicamente correto": "Hoje tudo é racismo, preconceito e assédio"

A influenciadora Ju de Paula, por sua vez, publicou um texto em seu Instagram em que falou sobre o ocorrido. "O racismo se apresentou exatamente do jeito que ele faz, sem pedir licença. Eu fiquei sem acreditar no que eu estava ouvindo, eu até tentei explicar pro Rodrigo e para os seguidores o quão racista é aqueça fala dele, mas fui interrompida algumas vezes. Fiquei muito nervosa e confesso que fiquei sem saber como agir", disse ela. "Obviamente não compactuo com nada do que foi dito sobre Thelma e Maju."

Leia também:

Defensoria Pública entra com ação contra Magazine Luiza e cobra R$ 10 milhões por “marketing de lacração”

Conheça o ‘iate do Cristiano Ronaldo’ de US$ 10 milhões construído em SC

Novos episódios da série 'Sob Pressão' defendem o SUS

Cobra é encontrada em embalagem de brócolis no Vale do Itajaí

Colunistas