O governo federal irá disponibilizar um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para buscar brasileiros que estão no Líbano nos próximos dias. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a determinação para repatriar os brasileiros é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A região sofre com os contínuos ataques aéreos israelenses contra áreas civis em Beirute, no Sul do Líbano e no Vale do Beqaa.
A operação, coordenada pelo Itamaraty e pelo Ministério da Defesa, terá a data anunciada nos próximos dias, após análise das condições de segurança para o voo. O planejamento inicial da FAB prevê a decolagem do aeroporto de Beirute, que se encontra aberto.
Hassan Nasrallah: quem era o chefe do Hezbollah morto em ataque de Israel no Líbano
Continua depois da publicidade
“A Embaixada no Líbano está tomando as providências necessárias para viabilizar a operação, em contato permanente com a comunidade brasileira e em estreita coordenação com as autoridades locais”, diz a nota do Itamaraty.
Na semana passada, os bombardeios israelenses no Líbano causaram a morte de dois adolescentes brasileiros. A maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio atualmente está no Líbano. Ao todo, 21 mil brasileiros vivem no país.
Leia também
EUA enviam mais tropas e caças, e Israel começa invasão terrestre no Líbano
Fuga em massa: governo diz que Líbano já tem mais de 70 mil deslocados e 533 abrigos
“Não haverá cessar-fogo”: Israel recusa proposta de trégua e mantém ataques ao Hezbollah