nsc
santa

Arte urbana

Grafiteiros transformam muro do Santa em galeria a céu aberto

Trabalho no paredão de mais de 100 metros será feito por 10 artistas durante o fim de semana

10/12/2016 - 11h01 - Atualizada em: 11/12/2016 - 17h04

Compartilhe

Por Redação NSC
(Foto: )

A região de Blumenau já charmosa pela arquitetura da Ponte do Salto, da usina que também leva o nome do bairro e pelo curso rochoso do rio Itajaí-Açu ganhará mais um atrativo visual. O muro da sede do Jornal de Santa Catarina, na Rua Bahia, receberá uma pintura assinada por 10 dos principais grafiteiros do Estado. O paredão com 138 metros de extensão e 3,8 metros de altura será colorido com os sprays, o talento e a criatividade dos artistas, que terão como diretriz apenas o tema informação e futuro.

A proposta acompanha o projeto Juntos Pelo Futuro, que comemora os 45 anos do Jornal de Santa Catarina, celebrados em setembro, e que convida a população a se inspirar em bons exemplos e transformar o mundo em que vivemos. O tema desperta a criatividade dos grafiteiros blumenauenses e do Estado. Alexandre Chamba revela que o grupo pretende se inspirar em pontos como o papel da informação para o futuro, mas não dá muitos detalhes de como irão se expressar na tela - ou melhor, no muro. Será azul o presente e branco o futuro, como no "Sonho colorido de um pintor" cantado por Tom Zé? É certo que os desenhos e nuances irão além disso - como é certo que o muro era um flerte antigo dos amantes da arte de rua.

- É um muro muito desejado para o grafite. Cansei de passar aqui e pensar como ele ficaria com uma intervenção - conta Quiko Nuts, grafiteiro autor de obras como a que retratou a artista plástica Elke Hering em um paredão da Praça Washington Luís, no bairro Velha, e que participou das reuniões sobre a arte a ser pintada no muro.

- Vai ser bom porque quem passar por aqui verá traços e estilos diferentes - complementa Bruno Alex, o Buiú.

Arte para a cidade, valorização ao grafite

Em um lugar cobiçado para a arte, o grafite pode trazer mais vida para um lugar que serve como moradia ou passagem para muitos blumenauenses. Mais do que isso, junto a outros espaços que se renderam ao grafite, como paredes da Rua Antônio da Veiga, Avenida Martin Luther, praça da Rua Benjamin Constant e do viaduto da Via Expressa, pode transformar o espaço em uma referência para a valorização do grafite como expressão cultural e arte urbana. Um sonho coletivo, que já era nutrido pelo artista eternizado Clóvis Truppel.

- A arte sempre traz saúde, qualidade de vida, as pessoas só têm a ganhar. Como contrapartida, permite entender o grafite como interação cultural e mostra que Blumenau é uma cidade multicultural, com espaço de destaque para a arte urbana - avalia o ativista cultural e idealizador do projeto Vila Encantos Carlos Alexandre Schrubbe, que articulou o grafite no muro do Santa com os artistas e com empresas parceiras.

Como vai funcionar

A intervenção será feita neste sábado e domingo, com tintas spray importadas da Itália e finalização com resina acrílica. A preparação do muro já começou nesta quinta e sexta-feira. O trânsito será bloqueado em uma faixa da rua neste sábado e domingo, das 8h às 20h. A data só será transferida em caso de chuva forte durante todo o fim de semana. Se o mau tempo atrapalhar, a finalização deve ser feita durante a semana. A ação tem promoção executiva e cultural do projeto Vila EnCantos, patrocínio da Viacredi, Planolar, Sindilojas Blumenau e Nabrasa e apoio de Benedett, Cromix, Casa 40 e Planeta Música.

Os artistas

Chamba (Blumenau)

Joba (Blumenau)

Nando (Balneário Camboriú)

Pilaco (Blumenau)

Marcus (Blumenau)

Rocha (Porto Alegre)

Buiú (Blumenau)

Coff (Blumenau)

Vejam (Florianópolis)

Wagz (Florianópolis)

Colunistas