A Grécia se prepara para ser atingida neste sábado por um “medicane”, um furacão ou ciclone mediterrâneo, que teve sua intensidade reduzida por especialistas.
Continua depois da publicidade
Batizado de “Zorba” pela imprensa e sites de previsão do tempo, a depressão deve atingir o sul do país nas próximas horas, especialmente a ilha de Kytira e o Peloponeso, antes de prosseguir no sentido oeste, o que provocará consequências na região de Atenas.
Após uma reunião de crise na sexta-feira à noite, o governo determinou “estado de alerta” para assegurar a preparação máxima, anunciou o secretário-geral da Defesa Civil, Ioannis Tafyllis.
Os “medicanes”, palavra que é uma contração dos termos mediterrâneo e furacão em inglês, são grandes depressões que podem ser formadas quando o mar está mais quente, ao final do verão, provocando tempestades.
Continua depois da publicidade
A força do “Zorba”, no entanto, foi revisada para baixo: de acordo com Tafyllis pode provocar ondas de 7 a 8 metros – na sexta-feira a previsão era de 12 metros – e o vento não deve superar 100km/h.
Todos os trajetos marítimos com as ilhas forma suspensos neste sábado.
* AFP