nsc
    dc

    Notícia

    Grupo dono da Vivo faz acordo para ser acionista majoritário da controladora da TIM

    Negócio envolvendo empresas europeias deve ter repercussão no Brasil

    24/09/2013 - 07h11 - Atualizada em: 24/09/2013 - 11h02

    Compartilhe

    Por Redação NSC

    O grupo espanhol Telefônica, dono da Vivo no Brasil, chegou a um acordo para aumentar sua participação e se tornar acionista majoritário da Telecom Italia, controladora da TIM no país. A Telefônica é a maior acionista da Telco, holding que controla a Telecom Italia, com uma fatia de 46% (equivalente a cerca de 10% das ações da operadora italiana). A empresa espanhola concordou em aumentar sua participação em 441 milhões de euros (US$ 596 milhões).

    O negócio milionário deve ter repercussão no país, onde as empresas controlam duas das maiores operadoras de telefonia. Se a Telefônica assumir o controle da Telecom Italia na Europa, será indiretamente a sócia majoritária da TIM no Brasil, onde já é dona da Vivo. Porém, as regras brasileiras do setor de telecomunicações proíbem que um mesmo grupo controle duas empresas que atuam no serviço de telefonia móvel em uma mesma região.

    Pelas leis brasileiras, a empresa tera de se desfazer da outorga e das faixas de frequência de uma das duas operadoras, unificando as bases de clientes em um único espectro. Essa unificação poderia levar a problemas na qualidade do serviço, já que a base de clientes das duas operadoras seria "afunilada" nas frequências de apenas uma companhia.

    A Vivo é a líder do mercado brasileiro de telefonia móvel, com a TIM em segundo lugar. Somadas, as empresas teriam mais de 55% de participação no mercado.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Economia

    Colunistas