nsc
    an

    Cultura

    Grupo homenageia artistas catarinenses com grafite em muro de Joinville 

    Trabalho foi realizado na semana passada por oito artistas de cinco estados brasileiros  

    02/10/2019 - 16h28 - Atualizada em: 03/10/2019 - 20h44

    Compartilhe

    Hassan
    Por Hassan Farias
    (Foto: )

    Um muro localizado na rua Blumenau, entre as esquinas com as ruas Almirante Barroso e José de Alencar, ganhou uma nova cara nos últimos dias no bairro América, na região central de Joinville. Rostos de personalidades catarinenses agora colorem a estrutura de concreto que pertence a uma oficina mecânica. Foram homenageados artistas e esportistas que ficaram famosos pelo trabalho fora do Estado.

    O trabalho de grafite foi realizado pelo grupo WAG, que reúne mais de 230 profissionais de todo o Brasil, além de integrantes de outros países como Colômbia e Costa do Marfim. Eles se reúnem em pequenos grupos para espalhar a arte em diversas cidades em um projeto chamado Tour Grafite. Joinville recebeu o trabalho pela primeira vez, da mesma forma que grandes cidades de São Paulo, de Minas Gerais e da Bahia.

    - O projeto começou há três anos e fazemos, em média, uns dois por anos. O criador é o Anderson Grafite e o Maestro, que são de São Paulo. A ideia é fazermos mais em Joinville e em outras cidades de Santa Catarina, além de outros lugares do país - conta Reginaldo Moraes Marques, um dos participantes do grupo que mora na cidade.

    Inicialmente, Bob fez a imagem do piloto paulista Ayrton Senna para que o empresário pudesse conferir o trabalho
    Inicialmente, Bob fez a imagem do piloto paulista Ayrton Senna para que o empresário pudesse conferir o trabalho
    (Foto: )

    A ideia de fazer um grafite em Joinville surgiu com Reginaldo, conhecido como Bob Jonnys. Natural do Ceará, ele mora na cidade há seis anos com os outros dois irmãos, que também são grafiteiros. Foi ele quem procurou um muro para conseguir realizar o trabalho. Após várias tentativas frustradas, encontrou o apoio do proprietário de uma mecânica para divulgar a arte do grupo. Além de Bob e um de seus irmãos, também participaram do grafite outros três artistas de São Paulo, um de Minas Gerais, um do Paraná e outro da Bahia.

    Inicialmente, Bob fez a imagem do piloto paulista Ayrton Senna para que o empresário pudesse conferir o trabalho. Depois, os amigos realizaram o projeto com os rostos catarinenses, como uma forma de homenagear celebridades joinvilenses e catarinenses. Entre os nomes estão a cantora Ana Clara, o artista Juarez Machado e o lutador Vitor Miranda, que são de Joinville. Além disso, há as atrizes Bruna Linzmeyer e Vera Fischer, os jogadores de futebol Filipe Luís e Valdo, o nadador Fernando Scherer (Xuxa) e a jogadora de vôlei Natália, entre outros.

    O trabalho começou na última quarta-feira e encerrou no sábado. Em um dos dias, Bob conta que Juarez Machado passou pelo local e viu seu rosto no muro. Segundo ele, o artista deu a volta na quadra e parou para parabenizar os grafiteiros. O projeto na cidade já repercutiu, com muitas mensagens recebidas por Reginaldo, que foi até convidado para aparecer em um programa nacional de televisão.

    - É um orgulho muito grande para mim porque gosto muito de arte. E estar junto com essa galera que trabalha há mais de 20 anos com isso, é muito prazeroso. É uma satisfação muito grande descreve.

    Aperfeiçoamento nos últimos anos

    Bob iniciou na arte aos nove anos com desenhos realistas e animados. O interesse pelo grafite surgiu pelo irmão mais velho, que o incentivou e motivou a começar a aprender mais sobre o trabalho. No entanto, como não tinha recursos e um grupo ao qual pudesse se juntar, o artista ficou receoso de avançar nessa área. Resolveu trabalhar apenas com letreiros e propagandas para lojas.

    Há seis anos, veio com o irmão para Joinville. A ideia inicial era apenas visitar a cidade e voltar para o Ceará, mas se encantou e resolveu ficar. No ano passado, recebeu o convite de um dos criadores do grupo WAG para se juntar aos grafiteiros e desde então tem se dedicado ao trabalho. Começou também a estudar em um atêlie uma técnica conhecida como acadêmica-impressionista, para entender mais sobre a área e se desenvolver como artista.

    - Nunca tive uma formação acadêmica, o interesse pelo grafite cresceu muito mais por ver artistas pintando nas ruas. Agora, estou estudando e me aperfeiçoando ainda mais - conta.

    Segundo ele, o preconceito com o grafite tem diminuído ao longo do tempo. O que antes era visto como pichação passou a ser encarado como arte por muitas pessoas, que também têm apoiado essa manifestação cultural. Bob conta que o objetivo com o projeto Tour Grafite é expôr o trabalho e a arte criada pelos profissionais. O próximo passo é fazer contatos para ter novos trabalhos e um retorno financeiro com os grafites.

    O trabalho começou na última quarta-feira e encerrou no sábado
    O trabalho começou na última quarta-feira e encerrou no sábado
    (Foto: )

    Artistas homenageados

    Ana Clara (cantora de Joinville)

    Bruna Linzmeyer (atriz de Corupá)

    Carolina Kasting (atriz de Florianópolis)

    Fernando Scherer (nadador de Florianópolis)

    Filipe Luís (jogador de futebol de Jaraguá do Sul)

    Gustavo Kuerten (tenista de Florianópolis)

    Juarez Machado (artista de Joinville)

    Júnior Cigano (lutador de Caçador)

    Marlon e Maicon (dupla sertaneja de Criciúma)

    Maurício Destri (ator de Criciúma)

    Milton Mendes (treinador de futebol de Criciúma)

    Natália Zilio (jogador de vôlei de Joaçaba)

    Rosamaria (jogadora de vôlei de Nova Trento)

    Valdo (ex-jogador de futebol de Siderópolis)

    Vera Fischer (atriz de Blumenau)

    Vitor Miranda (lutador de Joinville)

    Leia outras notícias de Joinville e região.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas