nsc
    an

    Mobilidade

    Grupos de ciclistas apontam conscientização para reduzir número de acidentes com bicicletas em Joinville

    Número de acidentes envolvendo as 'magrelas' cresceu 25% na cidade

    01/07/2018 - 03h30

    Compartilhe

    Por Redação NSC
    (Foto: )

    Os representantes dos grupos Joinville Ciclismo e Like Team Joinville apontam que o melhor caminho para a redução de acidentes envolvendo bicicletas é o trabalho efetivo de conscientização no trânsito. Segundo dados dos Bombeiros Voluntários, o número de acidentes com as 'magrelas' cresceu 25% nos primeiros cinco meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os grupos destacam a necessidade de aumentar o número de placas informativas e a manutenção de programas municipais voltados ao incentivo da prática do esporte de forma consciente.

    — A Estrada do Oeste é um ponto bem usado pelos ciclistas em treinamento, por exemplo, e lá não tem placa de aviso de que aquela área possui grande fluxo de ciclistas. Isso ocorre em outras cidades e poderia ser adotado em Joinville — justifica Márcio Kopp, do Joinville Ciclismo.

    Outro fator determinante para a redução de acidentes com gravidade é apontado na atenção principalmente dos ciclistas amadores, que muitas vezes negligenciam o uso de itens de segurança básicos como o capacete.

    — Já presenciei muitos pais buscando os filhos nas creches e escolas sem o uso do capacete. Essa é uma medida de segurança básica neste tipo de transporte — salienta Almir, do Like Team Joinville.

    Procurada pela reportagem, a prefeitura de Joinville informou, por nota, que faz campanhas educativas voltadas aos estudantes e também em atividades em empresas com o objetivo de orientar sobre cuidados no trânsito.

    — O atendimento, por meio da Escola Pública de Trânsito, envolve não apenas orientações sobre o uso da bicicleta, mas atividades educativas voltadas ao comportamento das pessoas como usuárias do trânsito em geral — explica.

    Com relação aos investimentos para reduzir o número de acidentes com ciclistas, a administração municipal conta com as ciclovias, que possibilitam tráfego mais seguro aos usuários.

    Conforme a nota, foram implantadas novas ciclofaixas e ciclovias nos últimos cinco anos, ampliando a malha cicloviária na cidade. Uma das mais recentes ações foi a instalação dos espaços compartilhados com veículos, por meio de ciclorrotas, visando integrar o ciclista no convívio do trânsito em áreas de velocidade mais reduzidas. O município diz que há a previsão de projetos de novas expansões do sistema cicloviário.

    Quanto à situação específica do acesso ao Mirante de Joinville, a prefeitura sinaliza que ao longo do caminho há diversas placas orientativas que informam sobre os cuidados que pedestres, ciclistas e usuários em geral devem ter no local. Salienta ainda que o trajeto é um dos pontos mais vistoriados pela Guarda Municipal, “que presta orientação aos usuários com o propósito de educar. Sempre é dada instrução de como o espaço deve ser usado de forma segurança e sem riscos às pessoas”, justifica.

    (Foto: )

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas