nsc
dc

Tecnologia

Guerra dos Stories: Tiktok inaugura função que “morreu” no Twitter e nasceu no Snapchat

Empresa ainda não fez anúncio oficial; única certeza até agora é que os vídeos somem após 24 horas

07/08/2021 - 08h00 - Atualizada em: 09/08/2021 - 05h52

Compartilhe

Por Fabrício Vitorino
Tiktok inaugura nova função no aplicativo
Tiktok inaugura nova função no aplicativo
(Foto: )

Agora é oficial: o Tiktok Stories foi liberado para uma parcela de seus usuários na última quartafeira, dia 4. A cópia da função que ganhou o mundo no Instagram, mas nasceu no Snapchat, é o contragolpe dos chineses, que foi copiada pelo rival americano no lançamento do Reels, no ano passado.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A novidade acabou sendo “vazada” inicialmente no Twitter (e, claro, no próprio Instagram), já que o Tiktok não fez anúncio oficial. Claro, houve até o medo de que fosse uma “pegadinha”, já que a função é sonho de consumo de toda plataforma que se preze. Mas conforme usuários foram tendo acesso à nova função, o receio se dissipou.

> Celular e computador fazem mal para os olhos? Entenda

Como vai funcionar? 

Bom, a única certeza até agora é que, assim como os stories (e assim como os snaps...), os vídeos somem após 24 horas. Aparentemente, o Tiktok quer facilitar a vida do usuário – há um novo botão para a gravação dos vídeos. Os stories (ou snaps...) ficam na seção “Para você”, dentro de Início, que pode ser acessada arrastando a tela “Para você”.

Como a rede social ainda não fez comunicado sobre quando a função estará disponível, vale ficar de olho na Play Store ou App Store por atualizações do app.

Imagens dos novos recursos disponíveis no Tiktok
Imagens dos novos recursos disponíveis no Tiktok
(Foto: )

Uns chegam, outros partem

Enquanto o Tiktok lança a função que nasceu no Snapchat, foi copiada por Facebook, Instagram e até WhatsApp – e que, pasmem, até o LinkedIn tenta emplacar – o Twitter jogou a toalha e encerrou seu “storie” – o “Fleets” no último dia 3. Com um comunicado divertido, fazendo graça do infortúnio, o microblog anunciou que “para tristeza de uns (e alegria de outros), a função seria descontinuada”.

> Golpe do WhatsApp: saiba o que fazer e entenda tudo sobre

Mas, como na web nada passa batido, os usuários aproveitaram para festejar a “partida” de um jeito inusitado: postando nudes. Afinal, a rede social iria desaparecer mesmo, né?

Mas, voltando ao Tiktok, a guerra dos Stories é só mais um capítulo na disputa entre chineses e americanos: recentemente, os asiáticos ultrapassaram a marca de 3 bilhões de downloads, recorde antes exclusivo do Facebook, com seu Instagram e o WhatsApp.

Leia também 

Saiba se atletas olímpicos podem beber álcool e entenda mais sobre

O que é o gesto de protesto no pódio das Olimpíadas

Como o vazamento de dados acontece

Colunistas