A obra Transformação, do artista plástico blumenauense Guido Heuer, foi instalada na manhã deste domingo na praça da antiga fábrica de gaitas Hering, em Blumenau, no Vale do Itajaí. Uma carreta e dois guinchos foram utilizados para levar a estrutura de 28 toneladas, a maior já elaborada por Heuer desde 1971, quando começou a trabalhar com arte, do pátio da Electro Aço Altona até o local de instalação, no bairro Itoupava Seca.

Continua depois da publicidade

Os trabalhos iniciaram-se às 9h30min, com o apoio de policiais militares e agentes de trânsito. Durante o percurso, de aproximadamente 20 minutos, a fiação elétrica e placas tiveram de ser suspensas.

Duas horas depois, a estrutura, com 21 metros de altura, foi erguida no espaço público. A peça deve ser um dos destaques da praça, prevista para ser inaugurada no final de setembro. No local, será construída ainda uma quadra multiuso e um parquinho de diversões.

A escultura foi encomendada pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau (Simmmeb), e traduz o processo de transformação da matéria-prima, retirada da terra, até a industrialização dos metais-mecânicos e elétricos. É uma homenagem aos 50 anos do sindicato.

– A obra já está em gestação há cinco anos. A expectativa foi grande. Tinha receio que algo desse errado, mas tudo ocorreu dentro do planejado. Sinto como se fosse um parto – comentou o artista.

Continua depois da publicidade