nsc

publicidade

Sebrae Acelera Negócios apresenta

Há mais de 30 anos família mantém tradição no beneficiamento de madeiras em Gaspar

Madeireira emprega 65 colaboradores e prevê um crescimento de 6% para o próximo ano

21/08/2019 - 11h20 - Atualizada em: 27/08/2019 - 17h10

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Madeireira em Gaspar
(Foto: )

As madeiras sempre estiveram presentes na vida de Mário Werner. O empresário, que desde cedo aprendeu o ofício na madeireira do avô, quis dar sequência ao trabalho ao lado da esposa e, assim, fundou a própria empresa em 1986. A filha do casal, que hoje é responsável pelo departamento de compras e financeiro da empresa, conta que para abrir a empresa o pai vendeu a casa onde a família morava e comprou as primeiras máquinas e o terreno para a construção do sonho.

— O meu bisavô já tinha uma madeireira e todas as gerações da família sempre trabalharam na área. Era sonho do pai ter a própria empresa, e antes de abrir o negócio próprio ele foi sócio com o tio, para dar sequência ao negócio de família — conta Magali Werner.

Construída em uma área de 30.000m², distribuídos entre pátio para estoque, estufa de secagem de madeira e galpões de instalação do parque fabril, a nova madeireira da família cresceu ano a ano, até atingir a capacidade total produtiva. Hoje, a empresa atende toda linha de madeiras para construção civil, desde o início da obra até acabamentos, além de oferecer madeira para setor logístico.

— Ao longo dos anos a demanda por novos produtos e o aumento na produtividade foram determinantes para o fortalecimento da empresa. Ampliamos o leque de produtos e clientes e agora estamos exportando também. A nossa expectativa é um aumento de 6% para o próximo ano — conta Magali.

Gerenciamento do negócio

Para estruturar a madeireira, que precisa atender toda essa demanda, foi necessária instrução para verificar indicadores e compreender na prática o caminho que a empresa estava seguindo.

Mesmo que sempre houvesse controle de processos e custos, a empresa familiar, que tem entre os sócios o irmão do fundador, as filhas do casal e o genro de Mário Wener, precisava otimizar a produção.

— Para ter informações sobre os setores, era necessário alimentar planilhas diversas e complexas. Também não tínhamos estratégias de vendas e marketing ou programa de melhorias nos processos —admite Magali.

Empresa familiar
Proprietários da madeireira: Mário, filhas Magali e Maike, e a esposa Maria Helena
(Foto: )

Para melhorar essa questão receberam consultoria do Sebrae e agora estão implantando sistemas para controle financeiro, controle de produtividade e estratégias de vendas para atingir melhores resultados.

Segundo Magali, através dos novos indicadores é possível analisar as informações e mudar estratégias para desenvolver melhor cada processo e obter melhores resultados.

— Para aplicar esta consultoria e garantir o sucesso, envolvemos todas as lideranças de cada setor, desta forma todos se sentem motivados e comprometidos na busca por resultados. E os consultores nos encorajam a investir e mudar estratégias que antes tínhamos receio por falta de conhecimento — compartilha.

O Sebrae oferece cursos com apoio de especialistas e mentoria para melhorias na performance do empreendimento. Conheça mais sobre o Gestão de Indicadores e Resultados.

Deixe seu comentário:

publicidade