nsc

publicidade

Falando de Sexo

Herpes genital só é transmitida através da relação sexual?

Lucia Pesca e Andréa Alves respondem a dúvidas dos leitores! Envie as suas perguntas

14/10/2014 - 05h04

Compartilhe

Por Redação NSC
Especialistas explicam que é comum associar doenças genitais à relação sexual
Especialistas explicam que é comum associar doenças genitais à relação sexual
(Foto: )

Gurias, sou casado há muitos anos com a mesma mulher, nunca a trai. Mas estive muito estressado e minha imunidade baixou e apareceu herpes. Fui ao médico e ele falou que eu poderia ter adquirido através da relação sexual ou ao nascer e que eu já tinha o vírus há muitos anos e com a imunidade baixa o herpes se manifestou. Só que meu casamento ficou abalado, porque minha esposa ficou pensando que eu a traí. Vocês podem me dizer algo sobre isso?

Leia também:

:: "Sinto vontade de fazer xixi depois de transar"

:: Leia todas as perguntas da coluna Falando de Sexo

:: Mais notícias na Hora de Santa Catarina

:: Curta a página da Hora de Santa Catarina no Facebook

Caro leitor, não culpe sua esposa por estar confusa sobre o assunto. Existe o mito de que toda doença nos genitais "é contraída através de relação sexual", mas isso não é de todo verdade. O contato com o vírus ocorre geralmente na infância, mas pode manifestar-se só mais tarde. O vírus do herpes genital pode ser o mesmo da boca e dos lábios. Este vírus pode entrar no organismo através de um ferimento de pele, pela mucosa da boca e da área genital. Como se desconhecia a contaminação destes vírus há alguns anos atrás, a pessoa que estava com herpes não evitava beijar ou falar muito próximo de outras pessoas, principalmente de crianças. Tampouco, tinham o cuidado de lavar bem as mãos após mexer nas feridas, pois o vírus também pode ser transmitido para outros locais de seu próprio corpo ou de quem ela toca. O vírus aparece quando existem fatores desencadeantes, tais como: exposição ao solar, cansaço físico e mental, estresse emocional ou infecções que diminuam a resistência orgânica.

Escreva para o Falando de Sexo: falandodesexo@horasc.com.br ou Rodovia SC- 401, 4190, Torre A, Bairro Saco Grande, Florianópolis/ SC. CEP 88032- 005

Deixe seu comentário:

publicidade