nsc
nsc

Táx compreendendo?

Hora estreia coluna de Verão escrita em manezês, o dialeto de Florianópolis

Coluna assinada pelos nativos Rodrigo Stüpp e Jorge Jr. será publicada todas as terças e sextas no jornal e no site

23/12/2014 - 04h32 - Atualizada em: 24/07/2019 - 17h16

Compartilhe

Por Redação NSC
(Foto: )

Rapázi, tamo de volta! Já passamos por aqui nas Olimpíadas de 2012, na côza medonha que foi a Copa para o Brasíli e agora no Verão que começou com uma friági de dar pena da raça que vem pra Flonópsh passar o fináli de ano. Aqui a conversa é de mané pra mané, táx compreendendo?

Te liga ô!

Quando cai um cacau é ruim pra gambazada que fica na praia de zóculo escuro, sentadão na cadeira, só na visão periférica. Cuida da tua mulher, ô ixtepô!

"A cada um minuto, quatro baitas passam"

De um quiridu frequentador de Jurerê Internacional e amigo dos colunistas

Nosso amigo tem razão!

Foto: Léo Cardoso/Agência RBS

Puchalski

Aí o cara junta uns trocados, vem com a família e a cacalhada toda no carro, aluga uma casa na Daniela ou nos Inglêisi e fica esse dia todo rengo. Puchalski, a raça tá com o bagão do olho em ti só esperando aquele dia cheio de sóli!

Saudades do ônx

Era pouco bom ir pra praia de ônx. Quando a gente era pequeno, e isso já faz uma cara, pegava o latão ali na Mauro Rãnx, na frente do xóp, e embarcava num Ribeironense, que já vinha socado desde o Inxtituto, pra ir pra Barra. Só pra subir o Morro da Lagoa levava 20 minutos e nem era por causa do trânsito! Ô saudade!

Foto: Geferson Schreiner/Arquivo Pessoal

Jaguara

Não basta o mazanza botar o carro na areia, até porque ali tem mais gente que faz isso. Mas o tanso conseguiu ser levado por uma onda! Tá de sacanaiz, né? O boca mole ainda faz isso em Jaguaruna, no Sul do Estado. Piada pronta, né ó?

E o Keko?

A coluna Manés na Praia sairá nas terças e sextas-feiras na Hora, até o final de janeiro. É produzida pelos manés legítimos Jorge Jr. e Rodrigo Stüpp, editores de Esporte da Hora. Os termos em itálico são da linguagem popular dos manezinhos da Ilha, o manezês. É um olhar local para o que rolar no Verão, em Floripa, Palhoça, Rio, Austrália e o escambau.

Colunistas