Os primeiros programas do horário eleitoral deram o tom de como deve ser o segundo turno da Capital. Cesar Souza Junior (PSD) partiu para o ataque e retomou a discussão sobre o crescimento da cidade. Gean Loureiro (PMDB), voltou a se apresentar como o candidato mais preparado e destacou as realizações do prefeito Dário Berger (PMDB).

Continua depois da publicidade

O primeiro programa, exibido no sábado à tarde, também gerou a primeira disputa na Justiça. O programa de Cesar pontuou o que seria uma diferença de temperamento dos dois candidatos e destacou a entrevista ao Jornal do Almoço, quando Gean respondeu que a maior qualidade de Cesar era ter contratado “um bom marqueteiro”.

Na sequência, o locutor disse que o primeiro turno “mostrou quem é o candidato montado” e apresentou uma série de trechos em que Gean repete as mesmas frases ditas por Dário Berger na campanha de 2008. A coligação do PMDB questionou o fato na Justiça e uma liminar determinou a retirada do trecho do programa.

Segundo a advogada Katherine Schreiner, o juiz eleitoral entendeu que o programa apresentou uma imagem “distorcida” de Gean com o objetivo de ridicularizar o candidato.

Continua depois da publicidade

Confira os principais trechos de cada programa

Cesar Souza Junior (PSD)

_ Cesar, que desde o primeiro turno se coloca como o candidato da oposição, apostou no discurso da mudança. Segundo ele, de cada quatro votos no primeiro turno, três foram contra a atual administração.

_ O programa abordou o polêmico projeto da Ponta do Coral, afirmando que nenhum administrador “de bom senso” autorizaria a construção de um prédio de 22 andares em um ponto “estrangulado” como aquele.

_ No domingo à noite, o programa apontou o projeto, de Dário na campanha de 2008, da construção da Cidade da Criança na Passarela Nego Quirido. Segundo a candidatura, a obra começou em 2009, mas hoje está abandonada.

Continua depois da publicidade

_ O vice João Amin (PP), cuja presença foi cobrada no primeiro turno, apareceu e também destacou a necessidade da cidade ser mais planejada.

_ Cesar voltou a falar sobre a situação da Praia da Armação, no Sul da Ilha, destruída por uma ressaca em 2010. O candidato disse que vai recuperar os recursos para a obra e incluir o projeto no Pacto por SC, do Governo do Estado.

Gean Loureiro (PMDB)

_ Gean se apresentou como o candidato mais preparado, lembrando que do “outro lado” estão candidatos com pais que já tiveram “muito tempo no poder”.

Continua depois da publicidade

_ A campanha apostou na comparação de números, com imagens de “antes e depois” de escolas e creches, além de destacar a construção das UPAs, postos de saúde e de elevados.

_ Como no primeiro turno, o prefeito Dário Berger apareceu dando depoimento, junto com o vice Rodolfo Pinto da Luz (PMDB) e a mulher de Gean, Cíntia.

_ Gean citou ainda três dos quatro candidatos derrotados no primeiro turno, Angela Albino (PC do B), Elson Pereira (PSOL) e Janaína Deitos (PPL). Segundo ele, sua intenção é usar propostas em seu plano de governo.

Continua depois da publicidade

_ No programa de domingo, Gean destacou as propostas para a educação, como a ampliação do ensino intregral e os Centros de Inovação e Educação Básica (Ciebs).

Destaques do NSC Total