nsc
santa

Doação

Hospital Santa Isabel efetua transplante de rins entre amigos 

Haroldo do Nascimento recebeu o órgão de Álvaro Menezes na tarde desta quarta-feira (11) 

11/12/2019 - 19h50 - Atualizada em: 12/12/2019 - 11h11

Compartilhe

Redação
Por Redação Santa
A cirurgia aguardava autorização da Justiça para ocorrer, trâmite essencial quando a doação não é feita por um parente direto
Hospital Santa isabel é referência em transplantes renais
(Foto: )

Referência em transplantes de rim, o Hospital Santa Isabel, em Blumenau, teve uma operação especial na tarde desta quarta-feira (11). O administrador Álvaro Menezes doou um rim para o amigo de longa data Haroldo do Nascimento. A cirurgia aguardava autorização da Justiça para ocorrer, trâmite essencial quando a doação não é feita por um parente direto.

Analista de sistemas, Haroldo havia descoberto um problema grave no rim em 2014. Três anos depois, um novo diagnóstico apontou a necessidade de um transplante.

— Achei que ia morrer. O processo de aceitação da doença foi dolorido, mas com ajuda de amigos e da família percebi que havia tratamento — lembra Haroldo.

Amigo há mais de 15 anos de Haroldo, Álvaro imediatamente se prontificou a doar um dos seus rins. Tão aguardado, o procedimento foi realizado simultaneamente: enquanto um estava com uma equipe médica doando o órgão, outro era preparado para receber o transplante renal. À noite, horas depois da cirurgia, os dois passavam bem, segundo a assessoria do hospital.

— Sempre tive a sensação de que isso era a coisa certa a fazer, e nunca pensei em voltar atrás. É um presente de Natal para o Haroldo e família dele — revela Álvaro.

O primeiro transplante renal do Hospital Santa Isabel foi realizado em 1980. No ano passado, 166 pacientes receberam um rim doado na instituição, que também faz transplantes de fígado, córneas, coração e pâncreas.

Haroldo e Álvaro em frente ao Hospital Santa Isabel antes do procedimento
Haroldo e Álvaro em frente ao Hospital Santa Isabel antes do procedimento
(Foto: )

Colunistas