nsc
santa

publicidade

Oktoberfest apresenta 

Ícone americano com nome alemão, hambúrguer é destaque no cardápio da Oktoberfest Blumenau 

Sanduíche pode ser encontrado em mais de 20 versões no Parque Vila Germânica. E tem também pão com bolinho 

18/10/2019 - 10h36

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
(Foto: )

Ele é um ícone da gastronomia, até mesmo um símbolo da cultura dos Estados Unidos. Mas o nome não deixa mentir: o hambúrguer tem suas raízes na Alemanha. Segundo a Enciclopédia Britânica, ele foi provavelmente trazido para a América do Norte por imigrantes alemães em meados do século 19 para, em poucas décadas, se tornar um grande sinônimo de mesa norte-americana.

Na Oktoberfest Blumenau, o famoso sanduíche pode ser encontrado em mais de 20 versões. E por que não aproveitar para provar também um delicioso pão com bolinho, que pode ser considerado um primo distante – este, sim, completamente alemão – dos burguers?

Entre os mais de 200 pratos oferecidos no Parque Vila Germânica durante a Oktoberfest Blumenau, o hambúrguer marca presença em pelo menos cinco estabelecimentos. A Hamburger Haus é uma das novidades de 2019 e oferece seis versões exclusivas do sanduíche, todas com carne bovina. Segundo o responsável pelo estande, Julio Becker, a expectativa é vender cerca de 20 mil unidades durante a festa. No primeiro fim de semana, foram feitos 2 mil pedidos, o que empolga o empreendedor:

– O hambúrguer é um prato tradicional e, em Blumenau, sempre teve muita aceitação. Um hambúrguer bem feito, gourmet, combina muito com uma boa cerveja. Pelo primeiro fim de semana, deu para ver que tem tudo para superar as expectativas – avalia.

O fondue e o angus alemão têm sido os carros-chefes da Hamburger Haus na Oktoberfest. O primeiro é um pouco mais exótico: é servido com um buraco no pão de cima, recheado de queijo cremoso. Fica perfeito para mergulhar as batatas fritas que acompanham o prato. O segundo é servido no pão preto e usa um corte exclusivo de carne bovina acompanhado por anéis de cebola, queijo cheddar, picles, alface, tomate e molho barbecue.

Versões fora do comum

é algo que não falta no cardápio da Oktoberfest Blumenau. Além dos hambúrgueres com carne bovina, é possível encontrar o sanduíche em versões feitas com carne suína, de marreco e até de tilápia. Há também uma opção vegana e livre de glúten. Até mesmo o schnitzel, prato clássico da culinária germânica, ganhou a sua versão com pão, salada e queijo.

Um dos desafios para garantir clientes satisfeitos na Oktoberfest, segundo Becker, é entregar o lanche quentinho e de forma rápida:

– É preciso uma equipe boa e veloz e uma boa estrutura. Em um sábado de Oktoberfest, temos 10 pessoas trabalhando direto no estande. Mas não adianta ter um prato bom e demorar para entregar, então montamos uma estrutura para entregar de forma muito rápida. O cliente tem elogiado essa velocidade – afirma.

Pão com bolinho

Parecido com o hambúrguer, o pão com bolinho tem seu estilo próprio. Baseado no frikadelle, sanduíche muito consumido na Alemanha, virou no Vale do Itajaí uma verdadeira estrela da culinária regional. Embarcado em um pão francês fresquinho, o bolinho leva cebola, cheiro verde e alguns temperos guardados a sete chaves por estabelecimentos como o Benkendorff Kaffe, que funciona durante todo o ano no Parque Vila Germânica.

Ícone americano com nome alemão, hambúrguer é destaque no cardápio da Oktoberfest Blumenau
(Foto: )

– O público da região já conhece, e adora. Mas tem o turista, que chega aqui e não entende direito o que é. Pergunta se é um pão com um cupcake dentro. Se é um hambúrguer. Aí explicamos as diferenças e quem prova costuma voltar mais vezes para repetir. É algo diferente, que só tem aqui na nossa região – garante Jonathan Benkendorff, proprietário da cafeteria que oferece o pão com bolinho em três versões: original, com salada e um feito com linguiça blumenau.

Para ele, que espera vender entre 15 mil e 20 mil unidades de pão com bolinho na festa este ano, os sanduíches tem um apelo muito forte entre os visitantes da Oktober por alguns motivos:

– Tem praticidade e também o sabor. Com uma mão você come o sanduíche, com outra toma chope. Não precisa sentar para comer. E o preço também costuma ser bem atrativo – avalia Benkendorff.

No vídeo, confira o desafio dos comunicadores Rafael Steibach e Larissa Guerra de harmonizar pratos germânicos com cervejas diretamente da Oktoberfest Blumenau:

Quer conferir preços e mais pratos do cardápio da Oktoberfest Blumenau 2019? Veja a lista completa.

Deixe seu comentário:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade