O presidente do Banco Mundial (BM), Jim Yong Kim, afirmou nesta terça-feira em Brasília que “ainda é pouco claro o impacto” que os severos cortes orçamentários nos Estados Unidos terão sobre a economia global.

Continua depois da publicidade

– Estamos muito focados no impacto que este ‘sequestro’ e a situação na Europa possam ter em países em desenvolvimento – disse Kim em uma coletiva de imprensa.

Na sexta-feira, os Estados Unidos entraram em um doloroso programa de austeridade com cortes orçamentários federais até setembro de 85 bilhões de dólares.

As medidas entraram em vigor depois que democratas e republicanos fracassaram na tentativa de entrar em acordo sobre um plano para reduzir o déficit.

Estamos acompanhando de perto” a situação, mas “ainda não é claro o efeito” que os cortes poderiam ter, disse Kim, e renovou sua confiança em um acordo entre as partes.

Continua depois da publicidade

Por enquanto “parece que os mercados” reagiram bem à primeira fase do plano de austeridade, acrescentou. Os cortes orçamentários custarão empregos e poderão afetar a lenta recuperação da economia norte-americana.

Destaques do NSC Total