O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já pode ser consultado no portal no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a partir desta terça-feira (14). O resultado final do exame, com as notas de cada um, será divulgado no dia 16 de janeiro de 2024, conforme o edital do exame, na Página do Participante. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Quem quiser solicitar a reaplicação do Enem deverá fazer o pedido na Página do Participante até a próxima sexta-feira (17). As pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem pedir para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro. O mesmo vale para quem foi alocado em locais de prova com distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição.

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Leia também

Enem 2023 tem 32% de abstenção em SC e questão anulada no segundo dia; veja balanço

Continua depois da publicidade

“Meu sonho é fazer faculdade”: mãe de três vê no Enem oportunidade de melhorar a vida

Destaques do NSC Total