nsc
nsc

Vila Olímpia

Inglês na educação infantil: entenda a importância de aprender uma segunda língua desde cedo

Os colégios do Grupo Positivo contam com uma série de programas pedagógicos para desenvolver questões motoras, sensoriais e cognitivas

27/10/2021 - 18h10 - Atualizada em: 01/11/2021 - 08h29

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Da mesma forma como ocorre no Ensino Fundamental, a ideia é que os alunos aprendam em inglês, por projetos, livros com trilha, almoços com a professora de inglês, entre outras formas de comunicação e aprendizado.
Da mesma forma como ocorre no Ensino Fundamental, a ideia é que os alunos aprendam em inglês, por projetos, livros com trilha, almoços com a professora de inglês, entre outras formas de comunicação e aprendizado.
(Foto: )

Desenvolver a autonomia, argumentar os desejos, conviver em sociedade e mostrar as emoções fazem parte do aprendizado durante os primeiros anos de vida. É na Educação Infantil que os alunos iniciam a trajetória escolar, mas também o processo de experimentar o convívio social longe dos pais, estabelecendo vínculos com os colegas de sala e professores.

> Ensino bilíngue facilita proficiência e aprendizado natural do inglês

O aprendizado da cultura e a expressão individual também iniciam nessa fase. Por isso, recursos pedagógicos como brincadeiras, histórias e desenhos reforçam o aprendizado de forma natural e estabelecem uma base mais sólida.

Pensando na importância dessa fase da vida para o aprendizado, alguns pais escolheram uma vivência diferenciada para os pequenos – aprender inglês desde cedo, mas não somente com um curso específico. O ensino bilíngue também pode ocorrer para crianças mais novas, que já “pegam o jeito” desde cedo. Estar inserido em um ambiente que promova uma verdadeira imersão é a forma mais eficaz de ter um aprendizado constante, sem grandes rupturas.

A catarinense Ana Carolina Zanatta, mãe de Vicente, de seis anos, conta que tanto ela quanto o filho aprovaram as instalações e o método de ensino do colégio bilíngue em que o pequeno estuda, na Capital.

— Eu estou gostando bastante, o corpo de professores, a estrutura da escola está tendo melhorias. Ele já tinha tido aulas no bilíngue em outra escola, mas agora está falando bastante inglês em casa. Acho que hoje em dia é fundamental ter uma segunda língua — acredita.

Patricia Bahry, mãe de Leonardo, de quatro anos, e de Ana Clara, de seis, aponta que a filha já começou a ter aulas de inglês anteriormente, mas que agora vem aprimorando muito mais os conhecimentos.

> É possível aprender inglês de forma natural na escola?

— Para que eles tenham acesso mais do que à língua inglesa, mais para frente, principalmente tenham contato com aspectos de outras culturas desde cedo, os quais a escola trabalha, e temas de importância global, como mudanças climáticas, eles trabalham tudo isso dentro de uma perspectiva maior, de forma lúdica, para crianças pequenas, mas já trazendo esses temas em inglês. A gente vê de fato como eles estão aprendendo, um conhecimento que a gente sabe que vai vir de forma natural — detalha a mãe.

Estrutura diferenciada

Pensar na Educação Infantil é ter um cuidado especial com o acolhimento, para fazer com que a criança se sinta confortável. Afinal, é como se o colégio fosse a segunda casa, onde ela irá passar boa parte do tempo. Na escola Vila Olímpia, em Florianópolis, onde as crianças estudam, a Educação Infantil tem um espaço próprio, ou seja, não se mistura com os outros segmentos. Segundo Miriam Lourdes Zanatta, diretora da unidade, é como se fosse um colégio pequeno dentro de um maior.

— Com uma área de 22 mil metros quadrados, muito verde, espaços nos quais a natureza nos proporciona as mais diversas oportunidades de exploração, a Educação Infantil do Colégio Vila Olímpia traz uma proposta pedagógica única. E por meio das Estações Pedagógicas, nas quais trabalhamos a arte, as histórias, os jogos e as pesquisas, a criança se torna protagonista da sua aprendizagem. Isso tudo além de um ensino bilíngue de verdade, com 30% das aulas ministradas em Língua Inglesa, aulas de Língua Inglesa e em Língua Inglesa — afirma Zanatta.

O colégio, que é certificado por Cambridge como Bilingual School, conta com uma série de programas pedagógicos para desenvolver questões motoras, emocionais, convivência social, sensórias e cognitivas. Ainda, há a opção de estudos no contraturno, com mais duas manhãs ou duas tardes de imersão em língua inglesa, além da opção de uma, duas ou três manhãs ou tardes com atividades diversas no Clube PEX.

De acordo com a gestora Kamyla Garcia Leão, a proposta pedagógica do colégio valoriza o aprendizado tido diretamente com a vivência das crianças, fortalecendo a autoestima e encarando o erro como parte do processo, como algo natural.

> Entre o mar, a montanha e a cidade, saiba como é morar no bairro João Paulo

— Dentro disso, valorizamos cada descoberta, cada aprendizado da criança. Isso se fortalece dentro do grupo. Essa proposta traz a oportunidade para que as crianças vivenciem vários laboratórios, uma riqueza de atividades, jogos, canções e contações de histórias que contribuem para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional. Tudo isso acontece de uma forma natural e tranquila, além de reconfortar, porque a criança vem com segurança e alegria para a escola – detalha a gestora.

As crianças estão em contato com a natureza todos os dias. Além disso, há o momento da fruta e vivências fora da sala de aula, e o colégio conta com projeto de formação humana, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

— O colégio traz consciência, valorização das boas atitudes e boas práticas de respeito e de ética. Isso também colabora com a parceria com a família. A escola não é só para ensino e aprendizagem, ela é muito mais do que isso — completa Leão.

Da mesma forma como ocorre no Ensino Fundamental, a ideia é que os alunos aprendam em inglês, por projetos, livros com trilha, almoços com a professora de inglês, entre outras formas de comunicação e aprendizado.

Quer saber mais sobre a escola bilíngue no ensino infantil? Acesse o portal do Colégio Vila Olímpia.

Leia também

Entenda a importância de deixar seu quarto e sala mais confortáveis

Clubes recreativos aliam qualidade de vida, lazer e convívio em comunidade

Colunistas