nsc
    dc

    publicidade

    ENSINO SUPERIOR 

    Inscrições para o vestibular 2020 da UFSC e UFFS terminam nesta segunda-feira 

    Prova prevê 5.174 vagas para 145 opções de cursos nas duas instituições do Estado 

    13/10/2019 - 16h35 - Atualizada em: 13/10/2019 - 16h43

    Compartilhe

    Redação
    Por Redação DC
    Prazo para inscrições do vestibular da UFSC (foto) e da UFFS termina nesta segunda-feira
    Prazo para inscrições do vestibular da UFSC (foto) e da UFFS termina nesta segunda-feira
    (Foto: )

    As inscrições para o vestibular 2020 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) terminam nesta segunda-feira. O cadastro para os interessados em cursar graduação na universidade podem ser feitos somente pela internet.

    A taxa é de R$ 144 para todos os cursos, por meio do pagamento de boleto efetuado em qualquer agência bancária do território nacional, em postos de autoatendimento ou via internet. A data limite para o pagamento é o dia seguinte ao fim das inscrições: a terça-feira, 15 de outubro. A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) alerta para que candidato se atente ao horário estabelecido pelo banco para autorização de pagamento.

    As provas estão agendadas para os dias 7, 8 e 9 de dezembro (de sábado a segunda-feira), das 14h às 18h. Estão sendo ofertadas 5.174 vagas (4.513 na UFSC e 661 na UFFS) em 145 opções de cursos (100 na UFSC e 45 na UFFS). No processo seletivo serão implementadas as ações afirmativas das Instituições de Ensino Superior (IES) destinadas a estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, com recorte de renda, e autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiências.

    O vestibular conjunto entre UFSC e UFFS é a novidade da edição 2020. Os candidatos devem optar, no momento da inscrição, por uma das instituições, respondendo a mesma prova para o ingresso nos cursos de graduação. Os vestibulandos devem escolher dentre 11 campi distribuídos pela região Sul. Em Santa Catarina, há vagas Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville, pela UFSC, e Chapecó, pela UFFS. No Paraná, existem opções de curso em Laranjeiras do Sul e Realeza, ambos da UFFS. Já no Rio Grande do Sul, os candidatos podem escolher entre Cerro Largo, Erechim e Passo Fundo, todos também pela UFFS.

    A confirmação de inscrição preliminar será disponibilizada no site da Coperve, a partir de 17 de outubro, a todos os candidatos que tiverem sua inscrição deferida, para conferência de seus dados. Também será publicada a relação das inscrições preliminarmente indeferidas por falta de pagamento. O dia 22 de outubro será a data limite para a correção de dados constantes na inscrição, se for o caso.

    A indicação do local de realização das provas do candidato estará disponível a partir 22 de novembro.

    O primeiro dia do concurso será no sábado, 7 de dezembro. Os candidatos responderão questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras (12 questões), Segunda Língua (8), Matemática (10) e Biologia (10).

    No dia seguinte, 8 de dezembro, serão contempladas: Ciências Humanas e Sociais (20 questões, sendo 7 de História, 7 de Geografia, 2 de Filosofia, 2 de Sociologia e 2 questões interdisciplinares); Física (10) e Química (10). Já no último dia de prova, 9 de dezembro, está agendada a redação e quatro questões discursivas.

    O concurso irá preencher 70% das vagas de cada um dos cursos de graduação da UFSC e 30% das vagas de cada um dos cursos de graduação da UFFS para o ano letivo de 2020. Ambas as instituições manterão o sistema de cotas já estabelecido e a proporção de vagas destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) por cada universidade.

    Acesse as últimas notícias do NSC Total

    Deixe seu comentário:

    publicidade

    publicidade

    publicidade

    publicidade