publicidade

Educação

Instituições oferecem 261 vagas gratuitas para graduação no Vale do Itajaí

Furb e IFSC abrem vagas para cursos de nível superior para o segundo semestre deste ano 

17/07/2019 - 10h00 - Atualizada em: 17/07/2019 - 10h17

Compartilhe

Adriano
Por Adriano Lins
Na Furb, são 220 vagas distribuídas em cursos de licenciatura com início a partir do segundo semestre letivo
(Foto: )

Os interessados em conseguir uma vaga em cursos gratuitos no ensino superior devem ficar atentos. A Universidade Regional de Blumenau (Furb) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) oferecem oportunidades em seis cidades do Vale do Itajaí. Ao todo, são 261 vagas em cursos de graduação de diversas áreas.

Na Furb, são 220 vagas distribuídas em cursos de licenciatura em Física, Letras Inglês e Química, na modalidade presencial, com bolsa integral, com início a partir do segundo semestre letivo nas cidades de Brusque, Blumenau e Timbó. Além de um curso superior de Pedagogia - Indígena Xokleng com aulas em Ibirama, destinado para pessoas que pertençam ao povo indígena Xokleng, que já atuam como professores nas comunidades indígenas ou desejam lecionar nesses locais.

Segundo a coordenadora do curso, a professora e doutora Lilian Blanck de Oliveira, esta oportunidade representa uma conquista para o povo indígena Xokleng , que pediu para que tivesse esse curso de formação específica.

— É uma graduação pioneira, que a Furb abraçou e vai desenvolver para a comunidade indígena. Uma luta bonita e coletiva, que procura construir encontros no meio de tantos desencontros na história regional que identificamos — diz a professora.

As bolsas de estudo são viabilizadas pelo Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), gerido pelo governo do Estado, com recursos do Fundo de Apoio à Manutenção Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes). Além de cursar gratuitamente o ensino superior, os estudantes receberão mensalmente um auxílio de R$ 300 para manutenção pessoal. Para os indígenas, o auxílio será com o custeio da alimentação e transporte.

Para concorrer é preciso ter cursado o ensino médio na rede pública e residir há pelo menos dois anos em Santa Catarina. Os interessados devem preencher o cadastro do Uniedu. Professores que já atuam no sistema público de ensino, sem formação em licenciatura, terão destaque na seleção.

As inscrições vão até o dia 25 de julho, sem taxa e as aulas começam já a partir do dia 26. As matrículas podem ser feitas presencialmente de segunda a sexta-feira, na Praça de Atendimento ao Estudante do campus I da Furb, ou pelo e-mail até 23h59min, do dia 19 de julho, para dra@furb.br. Mais informações constam no edital disponível no site da Furb.

IFSC com vagas remanescentes em Gaspar e Itajaí

No Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) as vagas disponíveis são as restantes em cursos de graduação para os campi nas de Gaspar e Itajaí. Ao todo, são 41 vagas, sendo 10 para Engenharia Elétrica, em Itajaí e, 11 vagas para Análise e Desenvolvimento de Sistemas e 20 para Processos Gerais, ambos para Gaspar.

Para concorrer às oportunidades, os interessados devem ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou vestibular do IFSC a partir de 2011. O candidato precisa ter feito pelo menos 300 pontos na redação do Enem ou três pontos na redação do vestibular.

Para a inscrição, é necessário ir até o campi onde o curso é oferecido e apresentar os documentos exigidos no edital. A classificação é por ordem de chegada. Se houver mais inscritos do que vagas, será feita uma lista de espera. O prazo para os candidatos vai até o dia 26 de julho. O edital completo está disponível no site do IFSC.

Ainda não é assinante? Faça sua assinatura do NSC Total para ter acesso ilimitado ao portal, ler as edições digitais dos jornais e aproveitar os descontos do Clube NSC.

Deixe seu comentário:

publicidade