nsc
    dc

    Educação

    Instituições públicas oferecem mais de 6 mil vagas pelo Sisu 2019 em Santa Catarina

    UFSC é a universidade com mais vagas abertas para o próximo ano

    19/12/2018 - 08h06 - Atualizada em: 17/01/2019 - 19h33

    Compartilhe

    Por Samuel Nunes
    Para se inscrever no Enem é preciso ter conseguido nota acima de zero na redação do Enem
    Para se inscrever no Enem é preciso ter conseguido nota acima de zero na redação do Enem
    (Foto: )

    As instituições públicas de ensino superior catarinenses devem oferecer 6.535 vagas para o ano de 2019, no Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Para concorrer às vagas, é preciso se inscrever entre os dias 22 e 25 de janeiro do próximo ano. Em todo o país, há 235 mil vagas.

    O Sisu é a segunda etapa para a tentativa de ingresso ao ensino superior dos estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste ano. Para poder participar, é preciso ter feito a prova e ter tirado nota acima de zero na redação. Quem realizou na condição de treineiro também não pode se inscrever na seleção.

    Os candidatos podem escolher até duas opções, quando realizarem o cadastro no Sisu. O próprio sistema se encarrega de fazer a seleção, conforme as notas de cada estudante no Enem.

    Após a divulgação dos resultados, os estudantes devem ficar atentos ao calendário de matrículas. Cada instituição tem datas específicas para receber os estudantes. Para saber quando se matricular e quais documentos levar, é preciso acessar os sites das universidades.

    Em Santa Catarina, as vagas do Sisu estão divididas em 246 cursos de graduação, oferecidos por cinco instituições: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Instituto Federal Catarinense (IFC) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

    A UFSC é a instituição que oferece o maior número de vagas e de cursos: são 1.930 oportunidades, em 100 graduações diferentes. No entanto, é uma das que têm menos opções de cidades para se estudar. As aulas na UFSC ocorrem em Florianópolis, Araranguá, Joinville, Blumenau e Canoinhas.

    Já a Udesc tem o menor número de vagas disponíveis. Há apenas 369 vagas, em 41 cursos de graduação.

    Em todos os casos, os estudantes deverão acessar o site do Sisu e informar dados referentes à inscrição. As notas de cada estudante no Enem devem ser divulgadas no dia 18 de janeiro.

    Veja abaixo a lista de vagas por universidade:

    UFSC

    Udesc

    IFSC

    IFC

    <iframe width="100%" height="850" frameborder="0" src="https://docs.google.com/spreadsheets/d/e/2PACX-1vR5ecllvZcVprf9xH4pgZFKtGqyx-KV0MC5Z-NoBdBEHkZ5D68qXQkVOALQdcWWblvJH0SEO5qZx547/pubhtml?widget=false&amp;headers=false&amp;gridlines=false&amp;chrome=false"></iframe>

    UFFS

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Educação

    Colunistas