nsc

publicidade

Arte contemporânea

Instituto Juarez Machado recebe exposição norueguesa a partir desta quinta, em Joinville

É a primeira vez que esta coleção de obras de arte sai da Europa

16/07/2015 - 10h41 - Atualizada em: 16/07/2015 - 11h24

Compartilhe

Por Redação NSC
Após passagem por Joinville, exposição retorna para a Noruega
Após passagem por Joinville, exposição retorna para a Noruega

O Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville, prepara-se para receber a primeira ação de fora do Brasil. Depois de abrigar obras de artistas catarinenses, incluindo o próprio Juarez Machado, o espaço será a casa temporária da mostra Re-conhecimento, a Gravura Norueguesa Contemporânea.

A exposição em parceria com a Real Embaixada da Noruega abre nestaquinta-feira e ficará na cidade até o dia 30 de agosto. Esta é a primeira vez que a coleção sai da Europa. Além de Joinville, o roteiro incluiu Brasília, Rio de Janeiro e Bogotá, na Colômbia. As peças gráficas têm curadoria dos noruegueses Magdalena Kotkowska e Dag Alveng.

.:: Leia mais matérias de cultura e variedades ::.

Um dos destaques é a xilogravura O Beijo, de Edvard Munch, autor de O Grito. Outros cem trabalhos produzidos nos últimos 25 anos por 20 artistas contemporâneos são contemplados pela exposição, que após a passagem por Joinville retorna para a Noruega.

Para trazer a mostra a Santa Catarina foi preciso uma série de negociações, de acordo com o vice-presidente e curador do Instituto, Edson Machado.

- Foram meses de negociações, algumas viagens, adequações no calendário e adaptações no espaço expositivo, somados aos custos com seguro, transporte e montagem, além dos protocolos burocráticos com museus, galerias e colecionadores particulares para a liberação das obras e sua vinda ao Brasil. Conhecimento na área da cultura internacional e a parceria com empresas locais, Fundação Cultural de Joinville e governo do Estado foram fundamentais para que pudéssemos trazer este acervo ao público catarinense - afirma.

Também participam da coletiva os artistas Inger Sitter, Bjarne Melgaard, Ingrid Haukelidsaeter, Asmund Haukelidsaeter, Ornulf Opdahl,Kjell Nupen, Per Kleiva, Randi Annie Strand, Olav Christopher Jenssen, Per Inge Bjorlo, Hakon Bleken, Lars Elling, Jannik Abel, Anette Kierulf/Caroline Kierulf, Gunhild Vegge/Lasse Kolsrud, Cathrine Dahl/Orjan Aas, Dolk e Gro Lygre Petersen.

Deixe seu comentário:

publicidade