nsc
    dc

    Alexandre Souza

    Intraempreendedorismo: a inovação que vem de dentro

    Cada vez mais as empresas desenvolvem políticas e benefícios para conquistar o colaborador e criar um ambiente que facilite seu desenvolvimento e retenção

    15/08/2019 - 04h05

    Compartilhe

    Por Tech SC
    (Foto: )

    (Foto: )

    Gerir e manter uma boa equipe é um desafio grandioso para os empreendedores. Por isso, cada vez mais as empresas desenvolvem políticas e benefícios para conquistar o colaborador e criar um ambiente que facilite seu desenvolvimento e retenção. Um exemplo dessas práticas é o intraempreendedorismo, que consiste em incentivar colaboradores a empreenderem dentro das organizações, liderando seus próprios projetos.

    Dentre os benefícios dessa prática está a satisfação dos funcionários, que são incentivados a desenvolverem seus talentos e a exercerem a liderança. Isso ajuda também os gestores a entenderem se o colaborador está na posição certa ou se precisa de mais estímulo, por exemplo. É preciso investir ainda em um ambiente propício, incentivar o compartilhamento de ideias e melhorar a comunicação interna para que ninguém tenha medo de sofrer retaliações por possíveis erros.

    As iniciativas intraempreendedoras podem surgir do desenvolvimento de uma nova funcionalidade para o software da empresa ou resolvendo problemas internos. Isso torna a empresa mais competitiva, melhora os processos e produtos, além de atrair e reter talentos.

    Também é possível que o funcionário desenvolva sua própria startup, com o apoio da instituição onde trabalha, criando uma parceria que beneficia ambos. Independentemente do formato, quem comanda o projeto é quem teve a ideia inicial, tendo liberdade para tomar decisões e correndo os riscos que o empreendedorismo traz.

    ​Tech SC: fique por dentro do universo da tecnologia em Santa Catarina​​​​​​​​​​

    Nessa prática os dois lados saem ganhando, a inovação precisa vir de dentro e os ambientes precisam ser propícios. O gestor pode abrir novos caminhos para a inovação acontecer na sua empresa e o colaborador pode desenvolver um trabalho que partiu de uma ideia própria, com significados pessoais e que impactam a vida de seus colegas. Acredito que facilitar essas iniciativas multiplicam o poder transformador do empreendedorismo e facilitam a criação de novas tecnologias.

    *Alexandre Souza é gestor do Startup SC, do Sebrae SC

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Economia

    Colunistas