nsc

CRISES ALÉRGICAS

Inverno 2021: vacina contra a gripe ajuda a prevenir casos de crises alérgicas

Alergista falou à CBN Joinville sobre maior incidência de casos de rinite alérgica e asma na estação mais fria do ano

21/06/2021 - 16h53

Compartilhe

Jean
Por Jean Patrick
pessoa espirrando
Número de pessoas com rinite alérgica no Brasil é uma das mais altas do mundo com 25% de prevalência
(Foto: )

A estação mais fria do ano começou oficialmente nesta segunda-feira (21) e com ela, para muita gente, chegam também as crises alérgicas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, 30% da população possui algum tipo de alergia.

> Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A rinite alérgica é uma das mais altas do mundo com 25% de prevalência e, seguindo pela asma alérgica, atingindo cerca de 20% da população infantil e adolescente do país. Segundo a alergista Bianca Figueiredo esse aumento de casos no inverno acontece por causa do ar frio, que causa uma inflamação nas vias aéreas.

- Quem já tem uma pré-disposição pode ter por conta disso uma crise de rinite alérgica, que você tem obstrução nasal, espirros, coriza e quem tem asma terá quadro de tosse e falta de ar – disse a especialista em entrevista à CBN Joinville nesta segunda-feira (21).

Para quem tem esse tipo de problema é preciso evitar sair em horários mais frios, se agasalhar bem e limpar as roupas que estavam guardadas no armário. Já quando há a crise, Bianca destaca que água e frutas ajudam a melhorar os sintomas.

- É importante tomar muita água e se alimentar bem, sem a ingestão de alimentos processados – disse.

Além disso, a vacina contra a gripe é um importante aliado na hora de combater as crises alérgicas.

- Eu oriento todos os meus pacientes a se vacinarem contra a gripe. Diminuindo a incidência de gripe, eles vão ter uma resposta melhor do sistema imunológico – destacou.

Ouça a entrevista completa:

Colunistas