publicidade

Economia
Navegue por

Serviço ao contribuinte

IPTU 2019: como pagar o imposto na Grande Florianópolis

Como pagar com desconto, parcelar e quais são os juros para quem não pagar em dia, onde tirar as dúvidas e outras dicas sobre o IPTU  

12/02/2019 - 09h27

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
(Foto: )

Em Florianópolis, a prefeitura pretende arrecadar R$ 300 milhões com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em 2019. O município, assim como outros da região, oferece desconto para o contribuinte que pagar à vista ou então pode parcelar em até 10 vezes. Os boletos podem ser pagos em qualquer agência bancária, casas lotéricas, caixas de autoatendimento ou via internet.

Moradores da Grande Florianópolis já começaram a receber os carnês do IPTU. O imposto é uma das principais fontes de arrecadação dos municípios e este ano teve reajuste de 4,56%, calculado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumido Amplo (IPCA), que corresponde à inflação do país.

A Hora de SC traz um guia com informações sobre pagamento, parcelamento, como retirar o carnê, entre outras dúvidas, confira:

IPTU em Florianópolis

Cota única: O contribuinte que escolher pagar em cota única deverá utilizar somente a primeira folha amarela do carnê. O desconto varia conforme a data de pagamento. Até o dia 7 de janeiro foi de 20%, 5 de fevereiro foi de 10% e, para quem realizar o pagamento até 6 de março, ganha 5%.

Parcelamento: O parcelamento do IPTU é feito em 10 vezes, porém não há desconto. Nesta modalidade, o contribuinte precisa pagar a primeira parcela até o dia 5 de março, utilizando a segunda folha amarela do carnê. As parcelas seguintes vencem no dia 5 de cada mês ou no dia útil posterior.

Entrega: Os carnês do IPTU estão sendo distribuídos pelos Correios para os endereços cadastrados. Quem ainda não recebeu o carnê pode ir até o Pró-Cidadão mais próximo ou imprimir as guias no site da prefeitura. Basta o contribuinte ter em mãos o número da inscrição imobiliária de seu imóvel.

Não paguei. O que eu faço? Parcelas vencidas podem ser pagas até o último dia útil do mês utilizando a mesma guia de cobrança. A multa será calculada automaticamente pelo sistema bancário no momento do pagamento. Parcelas vencidas em meses anteriores devem ter a segunda via atualizada, emitida pelo site. Pagamentos em atraso têm multa de 2% até 30 dias e 5% após este período, e juros de 1% ao mês.

Dúvidas ou problemas: O contribuinte pode ligar para o Plantão Tributário, que ficará disponível até o dia 7 de março. O telefone é o (48) 3213-5503 ou (48) 3213-5504. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Outra opção é ir a qualquer uma das unidades do Pró-cidadão ou do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC). O horário de atendimento é das 8h às 17h.

- Canasvieiras: Rua José Rosa, 408

- Centro: Avenida Mauro Ramos, 224

- Continente: Rua João Evangelista da Costa, 827, Coloninha

- Ingleses: Estrada Dom João Becker, 145

- Lagoa da Conceição: Rua Crisógono Vieira da Cruz, ao lado do TILAG

- Rio Tavares: Antonio Luiz Maria Gonzaga, 4734

IPTU em São José

Cota única: O pagamento em cota única do IPTU vence nesta terça-feira (12). Quem optar por esta forma de quitação ganha 20% desconto. O contribuinte que quitou suas dívidas com a prefeitura até o dia 12 de dezembro de 2018, ainda tem direito a mais 4% de desconto sobre o imposto. Ou seja, quem pagar à vista e estiver em dia com o município ganha, no total, 24% de desconto.

Parcelamento: Quem pretende parcelar o IPTU, a primeira parcela também vence nesta terça-feira. O pagamento é feito em 11 vezes sem desconto. As demais parcelas vencem todo dia 12 de cada mês. Já quem for pagar em duas vezes ganha 20% de desconto, assim como na cota única. Mas é importante lembrar que o pagamento da segunda guia deve ser feito até o dia 12 de março, caso contrário, perderá o direito ao desconto.

Entrega: Os carnês do IPTU estão sendo distribuídos pelos Correios para os endereços cadastrados. Quem ainda não recebeu o carnê pode ir até o Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati), na Avenida Beira-Mar, até esta terça, das 8h às 18h.

Outra opção é imprimir as guias direto do site da prefeitura. Basta ter em mãos o número do CPF, CNPJ ou inscrição do imóvel. Ao imprimir as guias é necessário aguardar cerca de uma hora antes de fazer o pagamento para que seja feito o registro no banco.

Não paguei. O que eu faço? Caso o contribuinte perca o prazo do pagamento em cota única ou a primeira parcela, ele pode fazer o pagamento com o atraso, porém paga juro de 0,5% ao mês.

Dúvidas ou problemas: Em caso de dúvidas ou problemas na hora de pagar o IPTU é só procurar o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) no piso térreo do prédio da Prefeitura de São José, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. A prefeitura fica na Avenida Beira-Mar (Avenida Acioni Souza Filho), 403, Centro, e o telefone é o (48) 3381-0000.

IPTU em Palhoça

Cota única: O pagamento em cota única do IPTU vence apenas em 1º de abril. Quem for pagar à vista e não tiver débitos tributários com o município terá direito a 25% de desconto. Já os contribuintes que possuem dívidas com a prefeitura terão 20% de desconto. Quem perder este prazo, mas pagar o imposto em cota única até 30 de abril vai contar com desconto de 15% se estiver em dia com o município e de 10% se possuir dívidas tributárias.

Parcelamento: Quem optar pelo parcelamento poderá fazê-lo em até 10 vezes, com vencimento da primeira parcela em 10 de março. O parcelamento não tem desconto.

Entrega: Os carnês começam a ser entregues pelos Correios nesta terça-feira (12). Mas quem quiser pode imprimir as guias no Portal do Cidadão. Para isso, basta o contribuinte informar o CPF ou CNPJ, o número da inscrição imobiliária do imóvel ou o cadastro imobiliário. O carnê pode ser retirado também no balcão da Secretaria da Fazenda na sede da prefeitura, na Avenida Hilza Terezinha Pagani, 280, bairro Passa Vinte, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Não paguei. O que eu faço? Quem não pagar o IPTU e ficar com parcelas atrasadas deve ir até à prefeitura para imprimir as novas guias, com os valores corrigidos. A multa para atraso é de 2% e o juro é de 0,33% ao dia e pode chegar ao máximo de 20%. Quem preferir pode ligar para a prefeitura e solicitar o envio das faturas corrigidas por e-mail. O telefone é o (48) 3279-1701 ou 3279-1872. Outra opção é acessar o autoatendimento no site da prefeitura.

Dúvidas ou problemas: Dúvidas ou problemas na hora de pagar o IPTU? É só procurar o balcão de atendimento no piso térreo do prédio da prefeitura ou a Secretaria da Fazenda. Ambos ficam na Avenida Hilza Terezinha Pagani, 280, bairro Passa Vinte, e funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O telefone é o (48) 3279-1701 ou 3279-1872.

IPTU em Biguaçu

Cota única: O contribuinte que escolher pagar em cota única tem 20% de desconto para pagamento até 20 de março e 10% para quitação até 22 de abril.

Parcelamento: Outra opção é parcelar o imposto em até 10 vezes. A primeira parcela vence em 20 de março.

Entrega: Os carnês serão entregues aos moradores de Biguaçu a partir da próxima semana pelos Correios. Os contribuintes podem retirar o carnê na sede do Pró-cidadão, na Rua Lúcio Born, 12, Centro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Ainda é possível imprimir direto no site da prefeitura, mas o serviço ficará disponível uma semana após a entrega feita pelos Correios.

Não paguei. O que eu faço? Quem atrasar as parcelas terá que pagar juros de 1% ao mês e multa de 4% para até 30 dias, 8% até 60 dias e 12% após este período.

Dúvidas ou problemas: Para tirar dúvidas, imprimir o carnê ou reclamar de alguma situação é só procurar o Pró-cidadão, na Rua Lúcio Born, 12, Centro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. O telefone é o (48) 3094-4121.

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação