nsc
    an

    Jerusalém

    Israel reabre única passagem de fronteira com Gaza por onde transitam pessoas

    13/09/2018 - 02h15

    Compartilhe

    AFP
    Por AFP

    Israel reabriu nesta quinta-feira a única passagem para os palestinos entre a Faixa de Gaza e seu território, que permaneceu uma semana fechada após uma série de distúrbios, informaram as autoridades palestinas.

    O governo de Israel anunciou em 5 de setembro o fechamento do terminal de Erez, a ligação com o exterior dos habitantes do território palestino, e citou obras para reparar os danos provocados por manifestações palestinas.

    No dia 4 de setembro, milhares de palestinos protestaram perto do posto de controle, o que resultou em confrontos entre alguns manifestantes e soldados israelenses.

    Os protestos, incomuns nas proximidades de um posto tão vigiado, provocaram danos nas instalações.

    Durante o período de fechamento, Israel permitia a passagem apenas de casos humanitários, como pacientes que recebem tratamento em Israel.

    O governo israelense afirma que, em condições normais, quase mil moradores de Gaza atravessam a passagem de Erez a cada dia: pacientes, empresários ou estudantes.

    Embora Israel conceda poucas permissões, a passagem representa uma relativa abertura para os palestinos em Gaza.

    A Faixa de Gaza, território entre Israel, Egito e o mar Mediterrâneo, está submetida há 10 anos a um bloqueio terrestre e marítimo por parte de Israel.

    A fronteira com o Egito permanece fechada quase em tempo integral.

    * AFP

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas