publicidade

Entretenimento
Navegue por

Agenda

Itapoá comemora 30 anos de emancipação nesta sexta-feira com festa e show nacional

Cidade tem programação cheia a partir das 16 horas

23/04/2019 - 17h39

Compartilhe

Redação
Por Redação AN
Itapoá é a última cidade do Litoral Norte de SC antes do limite com o Paraná
Itapoá é a última cidade do Litoral Norte de SC antes do limite com o Paraná
(Foto: )

Com quase 25 mil moradores fixos, o município de Itapoá, no Litoral Norte de Santa Catarina, comemora nesta sexta-feira, 26 de abril, três décadas de emancipação política. E, para celebrar a data festiva, a Prefeitura preparou uma programação muito especial para os moradores e visitantes que estiverem na cidade.

Às 16 horas, com a presença de autoridades municipais e convidados, ocorre o desfile cívico na Avenida Beira Mar III, no Balneário Itapema do Norte. Depois, às 19 horas, no mesmo local, ocorre a premiação das equipes participantes da Gincana Cultural. Na sequência, às 21 horas, começam as apresentações dos artistas locais no palco montado na Avenida Beira Mar III, com destaque para as bandas Os Fora da Lei e Os Ecléticos; a dupla Dulce e Israel; e o DJ Guerra.

Esses artistas farão uma espécie de "esquenta" para a grande atração da noite, o show da dupla sertaneja Marcos e Belutti, a partir da meia-noite. Além das apresentações artísticas, o público que comparecer à área dos shows poderá conferir os trabalhos feitos pelos artesões itapoaenses em tendas montadas no mesmo local.

— É mais um grande show nacional que conseguimos trazer para Itapoá e isso tem um significado todo especial, pois marca os 30 anos de emancipação da cidade. A gente espera que a população se sinta prestigiada com este presente de aniversário e possa curtir o show de uma das principais duplas sertanejas do Brasil com muita animação — afirma o prefeito Marlon Neuber.

Os primeiros moradores

Colonizada inicialmente por índios carijós, o nome Itapoá tem origem na cultura indígena. Trata-se de uma referência dos índios à pedra que eles avistavam no mar, cerca de 300 metros distante da costa, dependendo da oscilação das marés. Os carijós admiravam esse acontecimento e, a partir dele, deram o nome à localidade mais tarde transformada em cidade.

Nos registros históricos consta que Itapoá pertenceu ao município de São Francisco do Sul até setembro de 1968, quando foi elevada à categoria de distrito de Garuva. A emancipação política ocorreu 21 anos depois, no dia 26 de abril de 1989, quando a Lei Estadual número 7.586 decretou legalmente a transição.

Vocação para o turismo

Nos últimos anos, Itapoá vem se destacando na organização de festas e eventos. No Réveillon 2018-2019 e no Carnaval 2019, o número de visitantes que esteve na cidade pela primeira vez surpreendeu, alcançando índices de até 30%.

No Réveillon, levantamento da Flemming Pesquisas mostrou que mais de 350 mil pessoas passou por Itapoá entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro. Um dos atrativos para foi o show piromusical em frente à Avenida Beira Mar, com 10 minutos de duração, que foi presenciado por mais de 70 mil pessoas.

No Carnaval, em outro levantamento da Flemming, verificou-se a passagem de mais de 236 mil pessoas pela cidade entre os dias 1º e 5 de março. Ou seja, em dois eventos, quase 600 mil pessoas estiveram na cidade, que tem como um dos seus principais cartões postais as praias de águas quentes e límpidas. Outros atrativos são a culinária e a atividade portuária.

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação