O Parque Zoobotânico de Brusque recebeu nesta semana um novo residente que chamou a atenção dos visitantes: Maradona, um jacaré-de-papo-amarelo. O animal estava há cerca de três meses em um habitat inadequado até ser resgatado por um morador e pela Polícia Ambiental de São Miguel do Oeste, em fevereiro.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Ele foi encaminhado ao Parque Zoobotânico de Brusque, onde permanecerá como novo residente. Maradona não é o único jacaré que habita no local. Ele foi integrado e viverá com outros dois da mesma espécie: o casal de jacarés Rodolfo e Nina.
O animal estava em perfeito estado de saúde, conforme explica a equipe do parque. Mesmo assim, ele passou por uma série de exames, foi microchipado e recebeu os cuidados necessários para ser integrado no novo habitat. O animal também foi medido e pesado, com 16,8 quilos com 1,65 metro de comprimento. As equipes confirmam que Maradona está bem e se adapta ao ambiente.
O jacaré foi encontrado no lago internacional de Dionísio Cerqueira, na fronteira com a Argentina, em novembro. O tenente Alcenir Luis Minuscoli confirmou em entrevista ao g1 Santa Catarina que o animal foi solto propositalmente por um argentino dentro de um lago turístico na fronteira. A região não é habitat natural de jacarés e também recebe banhistas, mesmo que a prefeitura proíba nadar ou pescar no local.
Continua depois da publicidade
Veja o momento da captura de “Maradona”

A captura do animal ocorreu na madrugada do dia 27 de fevereiro, após três meses de tentativas com apoio até de forças de segurança, conforme a administração do município divulgou.
Um morador de Dionísio Cerqueira, Alex Prestes, fez a captura voluntariamente. Pela manhã, uma equipe da Polícia Militar Ambiental, composta pelo 2° Sargento Fernando Porsch, pelo 3° Sargento Daniel Junior Panizzon e pelo cabo e biólogo Jean Marcel Bernardon, buscou o animal e fez o devido transporte à Fundação Ecológica e Zoobotânica de Brusque.
Até o momento, não há informações sobre o suspeito de soltar o animal no lago internacional.
Leia mais:
Crianças estariam envolvidas em acidente com pipa de cerol em SC e vídeo mostra tragédia