Japoneses doaram R$ 254,3 mil aos bombeiros voluntários de Ibirama, no Alto Vale do Itajaí, para a compra de equipamentos. O apoio foi possível por conta da Rede Laço, uma plataforma para cadastro de projetos e de entidades interessadas em subsidiar projetos sociais. A entrega dos novos itens será feita em outubro.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp
O recurso será investido na aquisição de botas, luvas, roupas, capacetes e balaclavas, equipamentos de proteção individual que serão utilizados pelos voluntários. A doação foi feita pelo Programa de Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana, do governo do Japão.
Na última terça-feira (9), representantes dos bombeiros voluntários de Ibirama estiveram no Consulado Geral do Japão, em Curitiba, para participar do ato de assinatura do Termo de Doação de exatos R$ 254.335,39.
De acordo com o comandante da corporação, Rudinei Pinsegher, a estruturação do projeto que possibilitou o envio do dinheiro destacou números de ocorrências atendidas, demonstrando a necessidade do investimento.
Continua depois da publicidade
— Nossa corporação é mantida, basicamente, por doações e convênios celebrados com o poder público. Esses recursos possibilitarão que nossos voluntários atendam à comunidade com maior segurança, pois serão equipamentos de proteção individual novos e com tecnologia de ponta — destacou
Entre janeiro de 2021 e abril de 2022, período analisado no projeto, a corporação atendeu mais de 180 ocorrências de incêndios em edificações, entulhos, vegetação e veiculares.
Após a reunião no Consulado, ficou acordada uma visita dos cônsules ao município de Ibirama para entrega oficial dos equipamentos, que já estão em processo de compra e deverão ser entregues na segunda quinzena de outubro.
Leia também
Blumenau muda regras em cemitérios após quase 800 mortes por Covid-19
Vereadores de Blumenau aprovam proibição à linguagem neutra em escolas