nsc
an

Saúde

Jaraguá do Sul confirma terceira morte por gripe A em 2019

A mãe da vítima também morreu duas semanas antes pela mesma doença 

09/07/2019 - 20h40

Compartilhe

Redação
Por Redação AN
(Foto: )

A terceira morte por gripe A foi confirmada nesta terça-feira (9) em Jaraguá do Sul. A vítima tinha 36 anos e estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José do município desde o dia 14 de junho.

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), a mulher não chegou a se vacinar. As amostras da paciente foram coletadas no dia 24 de junho e encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen), que confirmou a morte pela doença.

A mãe da vítima, de 59 anos, também havia contraído a gripe, estava internada desde o dia 12 de junho e faleceu três dias depois. Ela teve a confirmação da morte pela doença no dia 17 do mesmo mês. A mãe fazia parte do grupo de risco porque possuía uma doença crônica e havia tomado a vacina no início de junho. A dose demora de duas a quatro semanas para fazer efeito no organismo.

Ainda segundo a Dive, Jaraguá do Sul registrou 27 casos suspeitos da doença. Cinco foram confirmados para o vírus Influenza, com três mortes até o momento.

Primeira morte na cidade

A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul confirmou a primeira morte Influenza A em 3 de maio. A vítima era uma mulher de 48 anos que estava internada no Hospital São José de Jaraguá. A paciente deu entrada no local no dia 26 de abril e apresentava febre, tosse e falta de ar, e veio a falecer em 1º de maio.

Como se prevenir:

- Lavar as mãos com frequência, principalmente após contato com secreções (espirros e tosse), ou após tocar superfícies de uso público, como por exemplo corrimãos de escadas;

- Sempre higienizar as mãos antes da ingestão de alimentos e não compartilhar talheres ou copos;

- Lenço descartável para higiene nasal;

- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

- Evitar tocar com as mãos olhos, nariz e boca;

- Manter ambientes bem ventilados;

- Evitar contato com pessoas que tenham manifestações de gripe.

Conheça a "etiqueta da tosse":

- Cubra a boca e o nariz com um lenço quando tossir ou espirrar;

- Coloque o lenço usado no lixo;

- Tussa ou espirre no seu antebraço, não em suas mãos, que são importantes veículos de contaminação;

- Limpe as mãos depois de tossir ou espirrar;

- Lave as mãos com água e sabão e seque-as com papel toalha.

Tratamento:

A medicação tamiflu é mais eficiente se ministrada em pacientes nas primeiras 48 horas. Sendo assim, fique atento e procure logo uma unidade de saúde se tiver os seguintes sintomas: febre repentina; tosse; dor de garganta; dor de cabeça; dores musculares; dores nas articulações; dores nas costas; falta de ar, cansaço; calafrio.

Leia mais notícias de Joinville e região.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Saúde

Colunistas