Restam cinco jogos para o término da primeira fase da Série C. Usando como base o retrospecto da competição nos últimos anos, o Joinville precisa de dez pontos para evitar o rebaixamento, ou seja, teria de pontuar em quatro das cinco partidas restantes. Para não ficar ainda mais pressionado na reta final (a ponto de jogar sem margem de erro), é fundamental o Tricolor buscar pontos diante do Cuiabá, neste sábado, às 16h30, na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT).
Continua depois da publicidade
É evidente que o JEC terá de contrariar toda a lógica para evitar a queda. Primeiramente porque ainda não somou pontos como visitante. Além disso, o adversário é o vice-líder da chave. Se tudo isso ainda não fosse suficiente, vale lembrar que o Joinville não marcou nenhum gol sequer fora da Arena e tem a pior defesa do grupo.
Mas o elenco e o técnico Márcio Fernandes confiam numa volta por cima histórica nesta reta final. Como o próprio Márcio Fernandes gosta de afirmar: “Nenhuma fase ruim dura para sempre”.
Dentro desta lógica, qualquer ponto que vier da Arena Pantanal será importante, especialmente porque até o fim da Série C o JEC terá três confrontos diretos: Tupi (F), Luverdense (C) e Volta Redonda (F).
Continua depois da publicidade
Para o jogo deste sábado, Márcio Fernandes terá os retornos de Jonas, Filipe Costa e Alex Ruan. Em compensação, Eduardo Person corre sério risco de não começar a partida. O volante, que foi bem na semana passada, está com problemas musculares.
Pelo que apurou a repoprtagem, o JEC pode começar a partida com: Matheus; Michel Schmöller, Gualberto, Filipe Costa e Eduardo; Tiago Ulisses, Alex Ruan, Breno, Zotti e Madson; Rafael Grampola.
A mudança
A presença de Alex Ruan como volante seria uma alternativa de melhorar a saída de bola ocupando a vaga de Eduardo Person. Madson na ponta esquerda, na vaga de Jean Lucas, seria outra opção em razão do baixo desempenho do antigo titular. As mudanças apareceram no treino em Cuiabá (MT). Resta saber se Márcio Fernandes irá confirmá-las na partida deste sábado.
Continua depois da publicidade
Sem caldeirão
Uma dificuldade a menos para o Joinville será a presença do público na Arena Pantanal. O estádio da Copa do Mundo de 2014 atrai poucos torcedores na Série C. A média de pagantes do Cuiabá é de 462 torcedores. A maior presença de torcedores no Campeonato Brasileiro aconteceu no duelo contra o Operário, quando 592 torcedores estiveram presentes no estádio.
Ficha Técnica
Cuiabá x Joinville
Cuiabá: Victor Souza; Jefferson Feijão. Ednei, Edson Borges e Danilo; Escobar, Marcão, Marino e Eduardo Ramos; Bruno Sávio e João Carlos.
Técnico: Itamar Schülle
Joinville: Matheus; Michel Schmöller (Jonas), Gualberto, Filipe Costa e Eduardo; Tiago Ulisses, Alex Ruan (Eduardo Peson), Breno, Zotti e Madson; Rafael Grampola.
Continua depois da publicidade
Técnico: Márcio Fernandes.
Arbitragem: Jonathan Antero Silva (RO) auxiliado por Adenilson de Souza Barros (RO) e Marcio Cristiano Silva (AC).
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT).
Horário: 16h30.
Data: 14/7/2018.
14ª rodada – Sábado
15h30 – Tombense x Operário
15h30 – Ypiranga x Bragantino
16h – Botafogo-SP x Tupi
16h30 – Cuiabá x Joinville
18h – Volta Redonda x Luverdense
Classificação
1º Operário 29 pontos
2º Cuiabá 25 pontos
3º Botafogo-SP 24 pontos
4º Bragantino 24 pontos
5º Luverdense 15 pontos
6º Tombense 15 pontos
7º Ypiranga 15 pontos
8º Tupi 14 pontos
9º Volta Redonda 13 pontos
10º Joinville 10 pontos