O americano Jim Yong Kim foi nomeado nesta segunda-feira presidente do Banco Mundial (BM), anunciou a instituição em um comunicado publicado ao término de uma reunião de seu conselho de administração.

Continua depois da publicidade

Kim, um médico e antropólogo de 52 anos que nasceu na Coreia do Sul, venceu sua adversária, a ministra das Finanças nigeriana, Ngozi Okonjo-Iweala, e deve assumir suas funções em primeiro de julho para um mandato de cinco anos. Discreto, mas com uma sólida reputação em ativismo contra enfermidades em países pobres, o americano não possui experiência política nem financeira de alto nível.

Até então, Kim ocupava o cargo de Universidade de Dartmouth, em New Hampshire, e assumirá agora a cabeça da entidade multilateral composta por 187 Estados-membros, que possui uma carteira de crédito de 258 bilhões de dólares, no lugar de Robert Zoellick, que em 30 de junho termina seu mandato de cinco anos.

A direção do BM, reunida em Washington, elegeu a Kim sobre seu único rival, a ministra nigeriana de Finanças, Ngozi Okonjo-Iweala. O terceiro candidato, o economista e ex-ministro colombiano José Antonio Ocampo, abriu mão da candidatura na sexta-feira passada.

– Kim era o candidato mais interessante, apesar de ser o menos tradicional, e por isso tem mais o que mostrar – disse Daniel Bradlow, professor de direito de Washington especialista em instituições internacionais.

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total