nsc
an

Washington

Joaquim Levy será diretor financeiro do Banco Mundial

Anúncio oficial deve ser feito na segunda-feira, mas não há data definida para que o ex-ministro da Fazenda assuma o posto

08/01/2016 - 14h48 - Atualizada em: 08/01/2016 - 15h06

Compartilhe

Por Redação NSC
Ex-ministro deixou o cargo na Fazenda em dezembro do ano passado
Ex-ministro deixou o cargo na Fazenda em dezembro do ano passado
(Foto: )

O ex-ministro da Fazenda JoaquimLevy será nomeado diretor financeiro do Banco Mundial. O anúnciooficial deve ser feito na próxima segunda-feira, mas não há data definidapara Levy assumir o posto, que é o principal cargo financeiro dainstituição, sediada em Washington. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

A nomeação de Levy foi antecipada nesta sexta-feira, durante um debate abertorealizado na capital norte-americana pelo representante doBrasil no FMI (Fundo Monetário Internacional), OtavianoCanuto.

"Vamos aperfeiçoar a política econômica", diz novo ministro da Fazenda

Barbosa reúne equipe um dia antes de assumir Ministério da Fazenda

Levy substituirá o francês Bertrand Badré, que exercia afunção desde 2013. Entre as atribuições do cargo, conforme detalhadas no sitedo Banco Mundial, Levy será responsável pelas "estratégias de gerênciafinanceira e de risco" do organismo, incluindo "o desenvolvimento denovos e inovadores produtos financeiros".

A nomeação não viola a quarentena de seis meses queservidores públicos devem cumprir após deixar cargos de confiança, já que Levynão irá para o setor privado e continuará sendo funcionário do governo.

Desde que deixou a chefia do ministério da Fazenda, em 18 dedezembro, circularam vários rumores sobre os próximos passos de Levy, masesperava-se que ele passasse ao menos os primeiros meses em Washington, ondevivem a mulher e as duas filhas.

Levy é o ministro da Fazenda que ficou menos tempo no cargo desde 1995

A economia brasileira antes e depois de Joaquim Levy

Uma das opções era a de que Levy passasse o período dequarentena como pesquisador no Instituto de Economia Peterson antes de voltarao mercado financeiro. Mas ela acabou sendo descartada em favor do novo cargo.

Na hierarquia do Banco Mundial, Levy estará abaixo apenas do presidente da instituição, Jim Yong Kim.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Política

Colunistas