nsc
an

publicidade

Saúde

Joinville foi a cidade com mais captações de órgãos de Santa Catarina pelo segundo ano consecutivo

Cirurgias foram realizadas no Hospital São José em 2018

22/01/2019 - 16h10 - Atualizada em: 23/01/2019 - 15h26

Compartilhe

Redação
Por Redação AN
Hospital São José realiza captação de múltiplos órgãos para doação em Joinville
Hospital São José realiza captação de múltiplos órgãos para doação em Joinville
(Foto: )

Atualização: Até as 15h25, a matéria informava no título que a cidade era a primeira em transplantes de órgãos. A informação correta é que Joinville foi a cidade que mais realizou captações de órgãos.

Pelo segundo ano consecutivo, o Hospital São José de Joinville (HMSJ) é o primeiro na doação de órgãos em Santa Catarina. Em 2018, 125 pessoas saíram da fila de transplantes a partir de 31 doadores captados pelo Hospital São José de Joinville (HSJ), conforme dados da Comissão Hospitalar de Transplantes do hospital.

Graças ao consentimento dos familiares, com apoio do acolhimento humanizado por parte da equipe hospitalar, das 50 notificações de morte encefálica, 31 tornaram-se doadores efetivos de órgãos. Em todo o Estado, foram 287 doadores, de 48 hospitais.

— É um trabalho realizado por muitas mãos, pela equipe multidisciplinar formada pela unidade de pacientes críticos e a Comissão Hospitalar de Transplantes do hospital. É um grande resultado estes 125 pacientes que puderam ganhar qualidade de vida, voltando a ser inseridos no convívio familiar e no trabalho. Nossa gratidão a todos que contribuíram e contribuem de alguma forma na ação de doação de órgãos — avalia Ivonei Bittencourt, responsável pela comissão, doutorando do programa de pós-graduação em enfermagem da UFSC.

A comissão destaca que quem tiver o desejo de ser um doador precisa comunicar essa intenção aos familiares.

— Os familiares devem conhecer o desejo da pessoa, pois são eles que autorizem a captação do órgão e a doação — explica Ivonei.

Para ampliar o trabalho de conscientização sobre a importância de ser um doador de órgãos, no ano passado a Comissão esteve presente em várias instituições: IFSC, UFSC, Faculdade Anhanguera, Instituto Ciência e Arte, Univille, Hemosc, Acij, Centreventos Cau Hansen, Lions Club e IEAD, somando 2.020 estudantes e profissionais de saúde capacitados.

Prezando pela qualidade do serviço prestado, a comissão também investe em capacitação. Em 2018, integrou dois Cursos de Coordenadores Hospitalares de Transplantes da Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina, Curso de Determinação de Morte Encefálica e Curso de Comunicação em Situações Críticas.

Além disso, as ações sobre doação de órgãos no Hospital São José foram apresentadas em três produções científicas; no XV Congresso Luso-brasileiro de Transplantes, realizado em outubro, em Coimbra, Portugal; e na 3ª Amostra de Experiências Exitosas da Secretaria Municipal de Saúde de Joinville. O tema Estratégias em Doação de Órgãos no HMSJ foi destaque, agraciado em primeiro lugar.

Deixe seu comentário:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade