Joinville será a capital da patinação artística brasileira até o próximo dia 31, quando a cidade recebe pela primeira vez o Campeonato Brasileiro da modalidade no Centreventos Cau Hansen. A competição começou na última sexta-feira e contará com a participação recorde de 600 atletas durante os 10 dias de evento. A entrada para o público é gratuita.

Continua depois da publicidade

Durante o campeonato, serão realizados cerca de 1,5 mil apresentações nas classes nacional (7 a 30 anos) e internacional (elite do esporte, entre 10 e 21 anos). Os atletas são de sete estados brasileiros: Distrito Federal, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Serão em torno de 150 atletas catarinenses, de oito cidades diferentes. De Joinville, serão dez patinadores na competição.

Entre os participantes que competirão na cidade até o fim de mês, estão dois destaques brasileiros da modalidade: os paulistas Gustavo Casabo, bicampeão mundial, e Felipe Werle, campeão mundial. Os dois estarão na disputa pelo título nacional. A programação completa está disponível no site da Confederação Brasileira.

O ponto alto do evento será a cerimônia de abertura oficial, que acontece na terça-feira, a partir das 20 horas. É quando encerra a primeira etapa de competições, da classe internacional, e inicia a disputa da classe nacional. Haverá shows com grupos das categorias infantil, júnior e sênior, com a expectativa de receber público de aproximadamente 4 mil pessoas.

Apesar de nunca ter recebido o campeonato brasileiro, a cidade já sediou outro evento nacional de patinação há 20 anos. Agora voltou a ser escolhida por um conjunto de atributos que oferece como destino na área de eventos. Entre eles, a presidente da Federação Catarinense de Patinação, Fernanda Pereira Giraldi, cita a localização, o espaço da quadra do Centreventos, a rede hoteleira e o fácil acesso.

Continua depois da publicidade

Além da competição nacional, Joinville ainda receberá o Campeonato Sul-americano de Patinação, de 19 a 30 de abril. Para a presidente da federação catarinense, esse é um momento de valorização do esporte, que enfrenta muitos desafios na luta por apoio em todo o Brasil.

— O esporte vem crescendo em função de todo um trabalho e da evolução dos atletas. Acho que é uma atração maravilhosa para a cidade e vale muito a pena o público conferir porque todos vão se encantar — explica.

O Campeonato Brasileiro de Patinação Artística é realizado pela Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação, Federação Catarinense de Patinação Artística, com apoio da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau.

Destaques do NSC Total