nsc

publicidade

Notícia

Joinville tem 36 Academias da Melhor Idade espalhadas pelos bairros

Academias em praças são convites para a prática de atividades físicas

11/12/2011 - 12h18

Compartilhe

Por Redação NSC
Luiz Affonso se exercita sempre que pode
Luiz Affonso se exercita sempre que pode
(Foto: )

Com a chegada do verão, é comum encontrar pessoas dispostas para a prática de atividades físicas. E disposição é o que não falta nas 36 Academias da Melhor Idade espalhadas pelos bairros de Joinville.

Luiz Affonso Speckhahn, 82 anos, frequenta diariamente a da praça Tiradentes, no bairro Floresta, para se exercitar.

- Adoro me mexer e fazer exercícios -, conta o aposentado. Há quatro anos, ele faz musculação e caminhadas e garante que sente a diferença.

- Sou mais disposto e tenho mais força. Deveria ter começado a fazer exercícios antes -, afirma. A força é uma das principais vantagens para os idosos que praticam musculação.

MAIS: Veja onde se exercitar em Joinville

Depois dos 60 anos, o corpo naturalmente enfraquece e a musculação ajuda o idoso a se manter saudável", explica a monitora física Marilis Pacheco da Silveira Santos Silva. Ela afirma que caminhar é outra fonte de saúde.

- Melhora o condicionamento aeróbico e deixa a pessoa mais ativa.

De acordo com Marilis, quem se exercita sente menos dores. Prova disso são os relatos que ouve nas praças Assis Brasil, no Saguaçu, e na praça do Bosque, no Costa e Silva.

- Os idosos ficam uma semana sem frequentar a academia e me contam que tudo começa a doer -, diz.

O cuidado com a pele também tem de ser redobrado no verão. O médico geriatra João Roberto Maia diz que, com o passar dos anos, a pele vai perdendo a elasticidade e se torna mais sensível.

- O indicado é praticar atividades antes das 9 ou após as 17 horas -, diz. O uso do protetor é muito importante, mas a exposição ao sol é essencial para a fabricação de vitamina D.

- Ela é ótima para os ossos e para evitar a osteoporose. Uma exposição ao sol todos os dias, de cinco a dez minutos, é importantíssima -, recomenda o médico.

Deixe seu comentário:

publicidade