nsc

publicidade

Política

Joinville tem 62 candidatos para vagas de deputado nas eleições deste ano

Número de partidos com nomes joinvilenses e representatividade das mulheres cresceu em relação às eleições de 2014

21/08/2018 - 04h00 - Atualizada em: 22/08/2018 - 16h32

Compartilhe

Por Redação NSC
Primeiro turno das eleições ocorre em 7 de outubro
Primeiro turno das eleições ocorre em 7 de outubro
(Foto: )

Opções não vão faltar para os eleitores joinvilenses que pretendem votar em nomes da sua cidade nas eleições deste ano. Com o fim do prazo para registrar as candidaturas na semana passada, os partidos inscreveram 62 nomes de Joinville na disputa pelas vagas para deputado estadual e federal. O número é maior em relação às eleições gerais de 2014, quando havia 61 postulantes às cadeiras na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e na Câmara dos Deputados.

Houve uma queda no número de candidatos a deputado estadual, passando de 40 para 37. Por outro lado, há um nome a mais concorrendo às vagas para deputado federal. Eram 21 nas últimas eleições e agora são 25. Os representantes de Joinville vão disputar 16 vagas na Alesc e outras 40 na Câmara Federal. A disputa deve ser grande, já que há outros 219 candidatos à deputado federal e 425 para deputado estadual das demais cidades de Santa Catarina.

Atualmente, dois deputados federais e três estaduais representam a cidade nas suas respectivas funções. Três deles tentarão a reeleição, um disputará a eleição para governador e o outro - deputado estadual - concorrerá vaga na Câmara de Deputados.

Mais partidos terão candidatos de Joinville

Outro aumento foi no número de partidos com candidatos por Joinville, que passou de 24 na última eleição estadual para 26 neste ano. Além disso, houve novas siglas com nomes da cidade que não apareciam na lista de 2014, como DEM, PC do B, PSL, SD, e Novo (registrado em 2015 no Superior Tribunal Eleitoral). Por outro lado, oito partidos deixaram de ter joinvilenses na disputa. São eles, PCB, PCO, PHS, PPL, PROS, PRTB, PTC e PV.

Mulheres têm maior participação

A participação das mulheres como candidatas também foi outro aspecto que mudou em relação aos partidos. Neste ano, elas representam 29% de todos os nomes joinvilenses na disputa. Em 2014, elas correspondiam a 22,9%. Em números absolutos, serão 18 candidaturas do gênero feminino.

Levantamento com 31 partidos de Santa Catarina

A reportagem ouviu 31 partidos durante três dias para fazer o levantamento dos candidatos de Joinville. Também tentamos contato com as siglas PCO, PHS e PRTB, por meio dos telefones dos diretórios estaduais disponíveis no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), mas não conseguimos retorno. Nenhum deles tem diretório na cidade. Segundo o site do TRE, o PMB também não possui diretório vigente em Santa Catarina.

CANDIDATOS:

2014: 61 candidatos

2018: 62 candidatos

PARTIDOS:

2014: 24 partidos

2018: 26 partidos

GÊNERO:

2014: 14 mulheres (23%) e 47 homens (77%)

2018: 18 mulheres (29%) e 44 homens (71%)

CANDIDATOS POR PARTIDOS:

2014:

8

PT do B (atual Avante)

5

PRP

PSD

PT

4

PSC

PSOL

3

PHS

PMDB (atual MDB)

PP

PSDB

2

PR

PRB

PSB

PTN (atual Podemos)

1

PDT

PEN (atual Patriota)

PMN

PPL

PPS

PSDC (atual DC)

PSTU

PTB

PTC

PV

2018:

7

PSL

5

PSDB

4

Podemos (ex-PTN)

PSD

PSOL

3

Avante (ex-PT do B)

MDB

Novo

PRP

PT

PTB

2

DEM

Patriota

PP

PSB

Solidariedade

1

DC

PC do B

PDT

PMN

PPS

PR

PRB

PSC

PSTU

REDE

NÃO TERÃO CANDIDATOS

- PCB

- PPL

- PROS

- PTC

- PV

NÃO CONSEGUIMOS CONTATO*:

- PCO

- PHS

- PRTB

* Partidos não têm diretório municipal. Tentamos contato com os diretórios estaduais, por meio dos telefones disponíveis no site do TRE, mas ninguém atendeu.

SEM DIRETÓRIO MUNICIPAL OU ESTADUAL:

- PMB

Deixe seu comentário:

publicidade