A manhã deste sábado (24) foi de movimento intenso nos oito postos de saúde de Joinville que abriram as portas para a vacinação contra a dengue. A cidade está em situação de emergência por causa da doença e é a primeira de Santa Catarina a receber o imunizante.

Continua depois da publicidade

Clique para entrar na comunidade do WhatsApp

Imagens feitas pelo repórter Reginaldo de Castro, na unidade Costa e Silva, dão uma dimensão da busca pela Qdenga (veja galeria abaixo). O Ministério da Saúde enviou 15,7 mil doses para Joinville, para vacinar crianças entre 10 e 11 anos. De acordo com a prefeitura, a quantidade recebida é suficiente para cobrir todo esse público.

O primeiro dia de imunização foi justamente neste sábado, com atendimento das 8h às 12h. Os postos que abriram as portas foram Paranaguamirim, Floresta, Boehmerwald, Aventureiro I, Dom Gregório, Vila Nova Sede, Pirabeiraba e Costa e Silva.

A partir de segunda-feira (26), a vacina estará disponível em praticamente todas as unidades. As exceção são: Jativoca, Comasa e João Costa.

Continua depois da publicidade

Fotos do primeiro dia de vacinação em Joinville

A imunização contra a dengue é composta por duas doses, aplicadas com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda. Não podem tomar a vacina os pré-adolescentes que tiveram dengue há menos de seis meses ou que estejam com suspeita de dengue, febre ou sintomas gripais.

Neste ano, foram registrados 1.869 casos de dengue, com seis mortes. Há ainda outros 4,9 mil casos em apuração, aguardando o resultado de exames. O decreto de emergência assinado pelo prefeito Adriano Silva tem duração inicial de 180 dias. No plano de contingência, o alerta subiu para nível “vermelho”. 

Leia mais

Prefeitos de SC terão que informar quais os planos para conter a dengue

SC vive momento de alerta com aumento de 650% nos casos prováveis de dengue

Destaques do NSC Total