nsc
dc

Refeição

Merenda escolar volta a ser distribuída aos alunos da rede pública de SC, após quatro meses suspensa

Entrega inicia por cidades do Oeste e do Vale do Itajaí e se estende até o início de 2021

10/12/2020 - 05h38 - Atualizada em: 10/12/2020 - 05h41

Compartilhe

Clarissa
Por Clarissa Battistella
Kits de alimentos são entregues aos alunos da rede de ensino estadual
Kits de alimentos são entregues aos alunos da rede de ensino estadual
(Foto: )

Há quatro meses sem receber os kits de alimentação que correspondem à merenda escolar, milhares de crianças matriculadas na rede pública de Santa Catarina terão de volta as refeições, que para muitas é a principal do dia, fornecidas pelo Estado. As entregas serão retomadas nesta quinta-feira (10) em alguns municípios, segundo calendário divulgado pela Secretaria de Estado de Educação (SED).

Cada aluno poderá retirar cinco kits de alimentos, que serão distribuídos aos poucos, conforme estabelece o calendário do Estado. As primeiras entregas ocorrem em cidades do Oeste e do Vale do Itajaí. A distribuição de todos os kits deve ser concluída até fevereiro de 2021.

Os cronogramas, segundo a Secretaria de Educação, são definidos em conjunto pela escola e a Coordenadoria Regional de Educação e têm datas diferentes devido à logística de distribuição dos alimentos. O calendário será atualizado diariamente no site da SED, para que as famílias acompanhem as datas e se programem para a retirada.

Além do calendário, algumas escolas vão adotar outros canais de comunicação, como WhatsApp, página nas mídias sociais e telefone, para informar as famílias sobre as datas de retirada do alimento escolar, para garantir que nenhuma criança continue sem merenda. 

Entrega dos kits ocorre em escolas-polo

O kit é formado por produtos da agricultura familiar e terá 548 pontos de retirada em locais chamados de escolas-polo. Em algumas regiões, conforme a logística e disponibilidade das empresas, os alunos receberão mais um kit com produtos adquiridos a partir de um processo licitatório, finalizado em 4 de dezembro.

O que é necessário para retirar o kit

Para fazer a retirada do kit nas escolas, os alunos ou responsáveis deverão levar a carteirinha de estudante ou acessar no smartphone o aplicativo Estudante On-line, com o código (QR code) aberto. A equipe de distribuição usará tablets e smartphones para registrar a entrega, sistema implantado para agilizar o atendimento e ampliar os cuidados em relação à prevenção à Covid-19.

Para famílias sem a carteirinha do estudante, a escola disponibilizará o número de matrícula e solicitará a assinatura do familiar para um protocolo de recebimento. Os responsáveis pelo aluno devem fazer a retirada do kit nas datas propostas pela unidade escolar.

Dúvidas

Em caso de dúvidas sobre o cronograma ou a forma de retirada, o aluno ou o responsável podem ligar para o telefone 0800 644 7890 para buscar orientações com a equipe das coordenadorias regionais no horário entre 12h30 e 19h.

Leia mais:

SC tem 153 leitos de UTI disponíveis e atinge o mais grave índice de ocupação na pandemia

Colunistas