Tem coisa mais manezinha que boi de mamão? Nos meus tempos de infância, inclusive, eu aprendia na escola a dançar no papel de Dona Maricota, da bernunça – coisas que hoje, infelizmente, não vemos tanto. E é justamente nesta tradição que as irmãs Paula e Juliana Seben, moradoras do Campeche, decidiram se inspirar pra criar a receita que é a quarta finalista do concurso A Melhor Farofa do Verão, promovido pelo Jornal do Almoço, na RBS TV.

Continua depois da publicidade

— Queríamos muito fazer, através da culinária, uma homenagem a esta terra que nos recebeu tão bem. Somos gaúchas, estamos em Floripa há um ano, e nos sentimos muito em casa. Como amamos cozinhar, quisemos transferir esse sentimento bom pra um prato que, temos certeza, vai fazer todo mundo pedir bis¿, dizem as irmãs. E foi assim que nasceu a Farofa Bernunça!

TEMPERO AÇORIANO

— Essa receita é inédita, fizemos exclusivamente para o concurso. Estudamos bastante as influências açorianas na culinária da ilha e fomos colocando a nossa intuição nela. Aí entrou a mistura da carne seca, do tempero verde, da pimentinha, do louro e a batata-doce com mel. Parece estranho? Nada! Dá uma crocância incrível — defendem Paula, que é fonoaudióloga, e Juliana, que é relações-públicas.

Continua depois da publicidade

Bora anotar então os ingredientes?

FAROFA BERNUNÇA

½ batata-doce média em cubos

1 colher de sopa de mel misturada a 1 colher de sopa de água

100g de manteiga

2 colheres de sopa de azeite de oliva

½ cebola picada

½ pimenta dedo-de-moça picada

2 folhas de louro

100g de carne seca desfiada

400g de farinha de mandioca

Salsinha e cebolinha a gosto

Pimenta do reino e sal a gosto

Modo de fazer: primeiro você vai preparar as batatas: numa fôrma forrada com papel manteiga (untado), coloque a batata no forno, com fogo médio. Passados 10 minutos, retire a fôrma e pincele as batatas com a mistura de mel e água. Retorne a fôrma para o forno por mais 25 minutos, até ficar crocante. Numa panela, coloque metade da manteiga, deixe derreter e então acrescente o azeite de oliva. Com tudo quente, refogue a cebola, acrescente a pimenta dedo-de-moça, as folhas de louro, uma parte da salsinha e cebolinha. Misture bem e então coloque a carne seca. Misture mais. Em seguida, hora do sal e a pimenta do reino. Mexa a farofa em fogo baixo até dourar e, por último, coloque a batata-doce. Pronto! Agora é se deliciar…

TOPA ¿FAROFEAR¿?

Assim como Paula e Juliana, você também pode participar! Acesse a página do G1 e confira o regulamento. Depois, mande sua receita para o e-mail jafloripa@rbstv.com.br, com nome, endereço e telefone. O prazo vai até 11 de fevereiro e serão cinco finalistas escolhidos pela produção do Jornal do Almoço. O grande vencedor será conhecido no encerramento do Farofa JA, ao vivo da praia, dia 18 de fevereiro.

Vamos lá? Quero conhecê-lo, ou conhecê-la, de perto e experimentar sua receita!

Confira todas as notícias da colunista Laine Valgas

Curta a página do Espaço do Trabalhador no Face