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Saúde e comportamento

Laine Valgas: descubra seu cronotipo e o horário do dia em que você é mais produtivo

Especialistas oferecem teste gratuito que identifica como seu relógio biológico funciona

14/08/2014 - 05h11

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Por Redação NSC
Hora de dormir e acordar é um dos fatores que regulam o ciclo cicardiano
Hora de dormir e acordar é um dos fatores que regulam o ciclo cicardiano
(Foto: )

Qual o horário do dia em que você mais "funciona"? Manhã, tarde ou noite? A ciência dá um nome pra isso: cronotipo - que nos classifica pelo relógio biológico.

>> Confira as notícias da colunista Laine Valgas

O cronotipo matutino, por exemplo, é aquele que dorme cedo e acorda cedo e tem alta produção durante o período da manhã.

Já o vespertino, quando chega ao final da tarde e a noite, principalmente, acaba despertando e sendo mais produtivo. A maioria das pessoas, porém, se encaixa no tipo intermediário entre esse dois polos.

Segundo o Dr. Fábio Cardoso, especialista em medicina preventiva e longevidade "o desafio é identificar o nosso tipo e se adaptar ao mundo com ele, definindo o melhor horário pra trabalhar, pra estudar, pra fazer atividade física, pra dormir e até tomar remédios - isso pode fazer toda a diferença no seu dia a dia".

Quer descobrir qual seu tipo? Especialistas oferecem um teste gratuito, pela internet: acesse o Questionário do Cronotipo.

Ajustando o relógio!

Segundo o Dr. Fábio Cardoso, nos dias de hoje, os tipos matutinos tendem a se dar melhor. Os vespertinos geralmente trocam o sono e dormem justamente na hora em que poderiam estar produzindo mais, ou até se divertindo.

- Mas dá pra, pelo menos melhorar um pouco! - diz o médico. Veja as dicas:

Tenha horários constantes:

Hora de dormir e acordar é um dos fatores que regulam nosso ciclo cicardiano. Assim, se você mantiver os mesmos horários todos os dias, o organismo tende a se habituar.

Programe seu dia com uma hora a menos:

E faça isso durante a noite, assim você ganha uma hora para desacelerar. Programar muitas atividades para antes de dormir pode gerar estresse e liberar hormônios que atrapalham o sono.

Consuma proteínas de manhã:

Pessoas que ingerem refeições proteicas têm uma melhor memória por algum tempo depois do consume, e também resulta em mais atenção.

Faça exercícios cedo:

Manter-se ativo durante a manhã ajuda, e muito, a manter o corpo e a mente acordados. Existe o conceito de ativação comportamental, onde como você age influi no seu corpo. Se você acordar com muito sono, pule da cama, tome um banho logo cedo, abra a janela, ative esse comportamento. Uma das formas de fazer isso é com atividades físicas!

Muitos vespertinos não conseguem fazer exercícios mais puxados logo cedo mas, mesmo a atividade moderada, como uma caminhada, já surte esse efeito no corpo.

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